sexta-feira, 23 de março de 2012

PI: Motoristas de ônibus de Teresina e Setut farão primeira rodada de negociação


A Delegacia Regional do Trabaho convocou para a próxima semana a primeira rodada de negociações entre os trabalhadores das empresas de transporte público e o sindicato patronal em Teresina - Setut. Motoristas e cobradores pedem 15% de reajuste salarial, além de outros benefícios, que incluem até cotas para deficientes e direitos iguais para mulheres e homossexuais. 

A convocação para a primeira reunião de negociações aconteceu nesta quinta-feira (22). Os trabalhadores reivindicam aumento salarial, redução da jornada de trabalho, reajuste no tíquete alimentação e pagamento integral do plano de saúde - hoje em 30%. A categoria promete buscar a negociação durante todo o mês de abril. Do contrário, paralisações e até mesmo uma greve podem ser deflagradas em maio.

O sindicato dos trabalhadores também quer que o Setut assine no acordo coletivo garantias de isonomias para gays e lésbicas e cotas para deficientes. Outra reclamação diz respeito ao pagamento de peças quebradas em veículos, que estariam sendo cobradas dos motoristas. Na pauta, também será colocada a questão do saúde do trabalhador. O Sindicato denuncia a demissão de motoristas e cobradores após adquirirem doenças ocupacionais.
Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário