segunda-feira, 19 de março de 2012

Crateús debate implantação de transporte coletivo


Uma audiência pública realizada na última quarta-feira (7), em Crateús, discutiu a implantação de transporte coletivo. Promovida pela Prefeitura Municipal, o evento visou debater a questão e contou com a presença de profissionais liberais, representantes de entidades, instituições, mototaxistas e transportes alternativos, gestão municipal, Escolas e movimentos sociais. O tema, que há algum tempo é sondado na cidade, parecia polêmico. Mas na audiência, entidades e cidadãos mostraram-se favoráveis à implantação do novo sistema de transporte urbano.

A gestão atribui a ação como parte da infra-estrutura necessária para a chegada do Campus da Universidade Federal do Ceará, cuja construção é prevista para o segundo semestre de 2013. Aproximadamente, 18 mil alunos estão matriculados na rede pública de ensino na cidade. A cidade dispõe apenas do serviço de mototaxi para locomoção de populares.

O projeto de lei 03/2012 tramita na Câmara Municipal e deverá ser votado nos próximos dias. Se aprovado, autorizará a implantação do sistema de transporte coletivo, por meio de permissão ou concessão, mediante sanção do prefeito municipal. O projeto foi autorizado pelo vereador Paulo Teles, líder do governo na Câmara.

Roteiros 
Segundo o comandante, três rotas comporão o transporte coletivo na cidade. As três terão como ponto de partida e chegada o Centro da cidade, com saída inicial do prédio dos Correios. A primeira contemplará os bairros Venâncios, Cajás e Cidade 2000. A segunda linha percorrerá os bairros Maratoan e Santa Luzia, passando pelo São Vicente, e a última cumprirá rota nos bairros São José e Ponte Preta. O comandante apelou para que a Câmara aprove o projeto.

Para o vice-prefeito Mauro Soares, é ultrapassado discutir o tema. "Crateús, com seus 80 mil habitantes, urge por transporte coletivo público", defendeu. Ele fez questão de salientar que um meio de transporte não elimina o outro, contestando algumas posições que temem a implantação do sistema.

Os mototaxistas também se colocaram a favor do projeto, embora demonstrem preocupação com a diminuição do valor da vaga do sistema.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário