segunda-feira, 19 de março de 2012

Fortaleza: 34 mil multados por estacionar em local proibido


Durante o ano de 2011, 34.024 condutores foram multados por estacionar de forma irregular. A infração é mais registrada pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). No total, em 2011, 30% da frota de Fortaleza foi autuada pela AMC nas vias da Capital, seja por meio da fiscalização eletrônica ou dos agentes de trânsito. Foram aproximadamente 234 mil veículos autuados, sendo somente 5% de reincidentes, ou seja, que receberam mais de uma multa durante o ano. 

A AMC indica que os carros podem ter sido notificados por outros órgãos de trânsito, até mesmo em outras cidades. Segundo o chefe do Núcleo de Trânsito da AMC, Arcelino Lima, o cenário dos que cometem infrações é maior do que os autuados, mas o número, mesmo assim, aponta para uma minoria que infringe as regras impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Entre condutores infratores e os que não desrespeitam as leis, a observação da organização do trânsito nas vias da cidade ainda demonstra o descaso de muitos para com o espaço público. Na avenida Gomes de Matos, por exemplo, carros com pisca-alerta ligado parados em locais proibidos atrapalham o trânsito e os pedestres. O cenário se repete nas áreas que possuem comércios e poucos estacionamentos. Nesses momentos, a desculpa do “é só um minutinho” é a mais ouvida. 

Auxiliadora Paixão Coelho mora próximo à avenida Alberto Magno e está acostumada a correr para atravessar a rua. “Os carros não diminuem a velocidade e não tem sinal para pedestre”. Assim, entre a “sorte” de encontrar um espaço para atravessar e um carro que dê passagem, ela opta por correr. Já o frentista Edilson Gomes não se surpreende mais com os carros que usam o espaço do posto de gasolina para cortar caminho na rua Coronel Sólon. “Eles não respeitam nada”, comentou.
Com informações: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário