terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ônibus e veículos especiais fabricados no Ceará


A Ancar é uma empresa familiar que iniciou suas atividades em 1989 na cidade de Caxias do Sul–RS, com uma excelente trajetória. Em meados de 1997 a empresa transferiu suas atividades para o Estado do Ceará, implantando sua estrutura operacional na cidade de Caucaia, distante 15Km da capital Fortaleza, tendo como foco principal a fabricação de unidades móveis como: ambulâncias, carretas, trailler’s, ônibus, micro-onibus, atuantes na área da saúde, educação, tecnologia, segurança, entretenimento, atendimento ao público entre outras opções.

Seus principais clientes são: Ceará Diesel, Consórcio Nacional Scania, Núcleo de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Randon S/A , Caixa Economica Federal , Marcopolo S/A, Unimed Fortaleza, Detran-CE, Coelce-CE, FCDL-RN, e diversos Órgãos Públicos. Conheça alguns desses veículos especiais:



Biblioteca Volante
O projeto biblioteca volante é um serviço de Extenção da Biblioteca Publica do Ceará. O acervo inclui obras de escritores e editoras cearenses e tem por fim contemplar todas as faixas de idade. Para auxiliar no desempenho das atividades, o ônibus disponibiliza também computadores para pesquisa em obras digitais e equipamentos para exibição de filmes.

Encontro Mercedes
O ônibus do “Encontro Mercedes”, atravessa o País e faz suas paradas em pontos de grande concentração de motoristas e frotistas, como postos de combustíveis e unidades do Ceasa. Foi instalada, dentro do ônibus, uma área de exposição de motor, câmbio e embreagens, além de filtros em corte. Além disso, há displays com materiais promocionais e TV para exibição de vídeos sobre produtos e serviços onde os concessionários apresentam aos clientes dicas de manutenção.

 Motor Homes
A Ancar, fabricava motor homes em Caxias do Sul-RS. Os Motor Homes tinham interior em madeira mogno em alto brilho.
Veículos Aposentados da CTC

A Prefeitura de Fortaleza ultiliza alguns veículos que faziam parte da frota da CTC adequando-os a projetos que beneficiam a populção. Essa atual gestão tem como uma de suas bandeiras a priorização do uso de Software Livre. 

Então foi equipado e personalizado um ônibus para ser utilizado como uma Unidade Móvel de Capacitação de Servidores o “pinguin-móvel". Internamente o ônibus está equipado com Ar condicionado, monitores LCD, 17 computadores (sendo dois para cadeirantes, que têm acesso através da entrada com elevador), tv de 29″, havendo também um telão para a projeção externa de vídeos.

Já um torino G4, foi equipado com ar condicionado, maquinas onde levava cursos de corte e costura para a população. O mesmo aconteceu com o Caio Vitória:

Ônibus Ceasa
Os veículos foram adaptados para comportar frutas e verduras, uma verdadeira "budega" ambulante. O Ceasa nos Bairros é um projeto do Governo do Estado que tem como objetivo levar à população frutas e verduras fresquinhas com preços semelhantes aos praticados na própria Ceasa aos Bairros da capital Cearense. Além da qualidade e do preço, a população tem ainda a comodidade de comprar seus produtos na porta de casa.

Caravana Ceará Diesel
Adaptado originalmente de um Urbanus 97 que fez parte da frota da Viação Urbana, o veículo recebeu frente de um caminhão Mercedes LS 1938s e foi transformado em uma oficina móvel e pertence a Ceará Diesel percorrendo todo o estado levando serviço de manutenção 24h aos clientes.

Jardineiras
O Caminhão da Mercedes-Benz LA-1720, adquirido da concecionaria Ceará Diesel, foi adaptado em um "ônibus jardineira". O veículo tem capacidade para 50 passageiros, sistema de som e degraus automatizados que facilita subida e descida de passageiros. 

Governo do Estado
O Governo do Ceará possui diversos veículos montados pela empresa Ancar, dominio seja na policia,  Hemoce e Detran.

2 comentários:

  1. O ônibus palco que foi pertenceu à frota da CTC Fortaleza encontra-se atualmente sucateado,porém foi reaproveitado para a festa de confraternização da empresa em 23 de dezembro de 2011.

    ResponderExcluir
  2. E o Marcopolo também ex-CTC Fortaleza e posteriormente Unidade Móvel do extinto PROFITEC e Articulinária da Prefeitura de Fortaleza,atualmente encontra-se abandonado em uma sucata na avenida Osório de Paiva no bairro Siqueira próximo ao viaduto ferroviário.

    ResponderExcluir