segunda-feira, 19 de março de 2012

Ônibus: Mercedes-Benz retoma crescimento


As vendas de ônibus cresceram 4,9% no primeiro bimestre deste ano na comparação com um ano atrás, para 5,3 mil chassis. A Mercedes-Benz, líder do segmento, retomou no período a curva de expansão e ampliou a distância da segunda colocada do ranking, a MAN, que fornece os veículos da marca Volkswagen. A companhia acelerou as vendas em 39,2%, para 2,7 mil unidades, e abocanhou 11,7 pontos porcentuais de participação, para 51%. 
A MAN, por outro lado, não conseguiu garantir um bom desempenho e viu suas vendas decrescerem 29,4%, para 1,3 mil ônibus. O market share da companhia sofreu a maior queda do segmento, de 12,2 pontos para 25,1%. Outra empresa a anotar desaceleração foi a Agrale. Com 599 chassis, a fabricante nacional reduziu os negócios em 13% em relação ao mesmo período de 2011. A participação dos modelos da marca no mercado caiu 2,3 pontos, para 11,2%. 

A Volvo repetiu em ônibus o bom desempenho obtido nas vendas de caminhões (leia aqui). A companhia comercializou 277 unidades nos primeiros dois meses de 2012, com evolução de 432,6% sobre o resultado do ano passado. A alta é reflexo do lançamento do chassi com motor dianteiro, o B270F, que começou a ser vendido em julho e foi responsável por fazer do Brasil o principal mercado do segmento para a empresa. O resultado rendeu 4,1 pontos de participação para a companhia, que respondeu por 4,1% do total comercializado entre janeiro e fevereiro.
Já os negócios da Iveco na área de ônibus não foram tão bons quanto os do segmento de caminhões. Os emplacamentos da marca do grupo Fiat diminuíram 37%, para 212 unidades. O market share da companhia ficou em 3,9%, com redução de 2,6 pontos porcentuais. A Scania, no entanto, esquentou as vendas com o licenciamento de 172 chassis e expansão de 77,3% na comparação mensal. A companhia garantiu fatia de 3,2% do mercado, com avanço de 1,3 ponto. 

Uma surpresa do primeiro bimestre foi a presença da International entre as fabricantes de ônibus. Dados do Renavam mostram que foram emplacados 13 chassis da companhia no período. A fabricante de veículos comerciais já admitiu ter planos para comercializar ônibus no País mas ainda não divulgou a data em que entrará no novo segmento. As unidades licenciadas provavelmente serão utilizadas na etapa final de testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário