terça-feira, 20 de março de 2012

Vacas ocupam terreno em que vai ser construído metrô de Fortaleza


Uma parte do terreno onde será instalado o Metrô de Fortaleza (Metrofor) foi ocupada irregularmente para criação de gado. Um internauta que não quis se identificar filmou o momento em que vacas pastavam no terreno do Metrofor. 

Segundo o Metrofor, a ocupação é irregular e o proprietário deve ser notificado para retirar o gado do local. Segundo internauta, o trecho do Metrofor fica no Bairro Vila Manuel Sátiro, onde foi instalada uma passarela para travessia de pedestres sobre o Metrofor. 

O Metrofor afirmou também que o local é isolado por grades de proteção e vai verificar se houve algum tipo de violação para colocar o rebanho no local. O Metrô de Fortaleza informa ainda que a ocupação do terreno onde oferece risco de acidentes por ser uma área de obras. O metrô é uma das obras da Copa de 2014, de responsabilidade do governo estadual.
Fonte: G1 Ceará

Parceria cria programa Conexão Cultural e leva música aos terminais de Fortaleza


A Câmara Municipal de Fortaleza deve formalizar na próxima terça-feira (20) uma parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) para criar o programa Conexão Cultural. A ideia é ampliar a ação de levar música aos terminais, atualmente realizado pelo Câmara Cultural.

Segundo o vereador Elpídio Nogueira (PSB), que encabeça a iniciativa, o nome Conexão Cultural se deve à ideia de promover a apresentação de cantores e bandas não só nos terminais, mas em outros espaços da cidade. Ele adianta que já recebeu convite para levar o programa a shoppings. A assinatura do termo de parceria deve ser realizado às 9h30min na Câmara.
Fonte: Diário do Nordeste

PE: Governo exclui empresários da discussão sobre a licitação das linhas de ônibus no Recife


O setor empresarial de ônibus foi pego de surpresa com a largada para a licitação do sistema de transporte. Os 18 operadores da Região Metropolitana do Recife não só não tinham conhecimento do andamento dos preparativos para a concorrência pública, como não foram sequer convidados para a coletiva realizada no Palácio do Campo das Princesas. Por isso ninguém apareceu por lá. Tratados como parceiros nas outras gestões de governo, passaram a ser encarados apenas como prestadores de serviço. Nada mais do que isso. 
Diante desse cenário, era esperado que o setor empresarial não quisesse comentar a largada histórica de ontem. Procurado pela reportagem, o presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus (Urbana-PE), Fernando Bandeira, foi meramente educado. “Acho importante a licitação porque iremos definir direitos e deveres para os operadores e o gestor. Sem dúvida é um marco importante. Somos a favor da licitação. Mas não posso comentá-la por não conhecer o conteúdo. Só poderei fazê-lo depois de ver o edital”, disse. 

A licitação das linhas de ônibus será lançada no dia 7 de maio, será nacional e internacional, com contratos de 15 anos, renováveis por mais cinco. O sistema foi dividido em sete lotes, agrupados por corredores de ônibus. Os contratos têm valor estimado em R$ 15 bilhões. As empresas poderão disputar quantos lotes quiserem, mas só irão operar um. Os candidatos podem se agrupar em consórcios de duas ou mais empresas. Audiência pública para discutir o assunto e detalhar o edital de licitação acontece no dia 3 de abril, no TCE.  

Confira abaixo o comentário feito pelo colunista de Economia Fernando Castilho, que revela o grande desafio da futura licitação do sistema de transporte. 

O governo de Pernambuco está iniciando seu mais ousado movimento no setor de transporte de massa por ônibus ao licitar um pacote de sete corredores com 385 linhas onde circulam 3 mil veículos, que hoje transportam 2,1 milhões de pessoas/dia, e que pelas suas contas deve iniciar operação de forma unificada já no começo de 2013. 

O projeto, pelo nível de informação até agora disponível, pretende ser uma espécie de estado da arte do setor no País pelo pacote de exigências tecnológicas de operação que pretende trazer. Mas uma informação estratégica (até agora não divulgada) será fundamental no jogo e se refere a qual indexador de correção das tarifas será adotado. Nos dois governos Eduardo Campos, ele está sendo feito com base na correção do IPCA para insatisfação dos 18 operadores que desejam correção por índice próprio de custos. 

Promessa de campanha, a questão dos preços da tarifas dos setor de transporte na RMR, e agora mantida no lançamento do edital da licitação das linhas, expõe o conflito entre operadores e o governo, que sequer os convidou para a solenidade de lançamento do edital, ontem. O desafio da licitação, portanto, não será desenvolver e aplicar o pacote tecnológico exigido para os serviços, mas a definição de uma tarifa que banque o custo do novo serviço sem cobrá-la do passageiro.
Fonte: JC Online

AM: Ônibus invade loja em Manaus e deixa uma passageira ferida


Um ônibus da linha 029 (Igarapé do Passarinho) perdeu o controle e invadiu um estabelecimento comercial na Avenida Atroaris, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. O acidente ocorreu na manhã deste domingo (18), por volta de 8h. A passageira Fábia Viana Medeiros, de 25 anos, que estava sentada próximo à parte dianteira do ônibus, sofreu fraturas na bacia e nas pernas. 

Segundo moradores, o motorista do coletivo, identificado como Jefte Oliveira Silva, 30, fazia ultrapassagem em uma curva perigosa quando perdeu o controle da direção e destruiu uma loja, onde funcionava uma agência de crédito. “Havia cerca de 30 passageiros dentro do ônibus. O motorista subia a avenida em alta velocidade e não conseguiu ficar na pista depois de ultrapassar um carro”, disse o funcoinário público Moisés Castro, 32, que testemunhou o acidente. 
Com informações: D24am

Volare quer 80% de participação no segmento de micro-ônibus


A fabricante de micro-ônibus Volare tem metas ambiciosas para o médio prazo. Em 2 anos a companhia pretende ampliar a participação no mercado nacional do segmento dos atuais 60% para 80%. A estratégia para isso é focada na rede de distribuição da marca, um dos diferenciais na disputa pelo cliente. “Ter pronta entrega do veículo completo também é um forte incentivo para as vendas”, revela Milton Susin, diretor da empresa. 
Em 2010 a fabricante tinha 55 concessionárias espalhadas pelo Brasil. Este número deve chegar a 110 já em 2012. Este ano a companhia lançou também o Anjo Azul, oficina móvel que pretende garantir agilidade no atendimento. Além de representar vantagem para os clientes, a novidade oferece uma nova oportunidade de negócio para os distribuidores. 

Outro foco de expansão é o mercado internacional. As vendas externas absorvem hoje 10% da produção da fábrica da Volare em Caxias do Sul (RS), que tem capacidade para cerca de 6,2 mil unidades anuais. A intenção é avançar nos mercados que já são consumidores regulares da empresa, como Uruguai, Argentina, Chile e Equador. Para isso, a companhia quer estruturar uma rede forte de distribuição e repetir fora do País a receita bem sucedida no mercado interno. Até o fim de 2012, o número de concessionárias em outros mercados deve chegar a 25.
Fonte: Automotive Business

Tudo isso por conta da falta de espaço nos ônibus de Fortaleza



O sujeito desce do Grande Circular injuriado, louco para compartilhar com alguém o que havia acontecido dentro do lotação. Então aproximou-se de alguns estudantes que estavam papeando na calçada e liberou seus bufos e protestos. 

“Como é que pode, macho? Chego no ônibus aí lotado e tal, sem espaço nem pra se coçar, e vem uma dona dizer que eu tava roçando nela! Tinha que descer nessa parada, ora mais. Só vai empurrando pra poder passar, num tem como não encostar”, disse, aos gritos, o acusado de abuso dentro do transporte público. “Ainda mais uma bicha feia daquela, parece um peixe-boi”, completou. 

Ele tinha embarcado no terminal, junto com o mar de gente que sai feito roda punk, destemperado, empurrando estresse e odores para dentro da carcaça azul. Durante o trajeto até seu ponto de chegada, mais passageiros viam à bordo, complicando ainda mais a situação de quem quer sair do recinto dos infernos. 

Quando chegou a hora de dar o sinal, não tinha jeito: tinha que enfrentar o acocho. Pediu licença... para as primeiras três pessoas. Depois foi na base da marra mesmo. Com o caderno rente ao peito, saiu se exprimindo para atravessar pelas brechas a multidão compactada. 

Estava saindo do sufoco, suado e com falta de ar. Atravessando a última linha do batalhão zumbi das 18h., encostou levemente na parte traseira deformada de uma mulher, que cantava toda animada o hit de forró da semana. A irritação foi imediata, a alegria da música foi embora e o sangue faltou escorrer pelos olhos da passageira: "Tenha vergoooonha, seu cabra véi safado! Fica pinando na gente". 

O rapaz pensou em respondê-la, mas a vegonha, provocada pelos olhares (mais de gozação do que de reprimenda) dos que estavam colados à moça, foi maior. Desceu, convicto de que nem de longe era um maníaco, a ponto de abusar daquela mulher desprovida de qualquer encantamento naquela hora cão.

segunda-feira, 19 de março de 2012

PB: Agora é Lei ônibus intermunicipal deve ter dois motoristas


Jornada de trabalho não deve ultrapassar as oito horas corridas, e o intervalo entre jornadas deve ser de 24 horas As empresas permissionárias e/ou concessionárias do sistema de transporte intermunicipal do Estado da Paraíba, que tenham linhas com percursos a partir de 300 quilômetros (km) de distância, estão obrigadas a manter dois motoristas para transportar os passageiros. A nova lei estadual, nº 1.655/12, foi publicada no Diário Oficial no último sábado e já está em vigor. 

A distância de 300 km deve ser observada como parâmetro a fim de que se estabeleça uma jornada que não ultrapasse as oito horas de trabalho, com descanso a cada duas horas; com intervalos entre uma jornada e outra de no mínimo 24 horas. 
Se preferirem, em vez de dois motoristas por viagem, as empresas podem optar por manter pontos de apoio, ao longo do trajeto de suas viagens, a fim de que o motorista possa descansar, por duas horas, a cada quatro horas consecutivas de trabalho, sendo substituído por outro motorista efetivamente descansado. 

De acordo com a lei, as empresas deverão manter registros que permitam a fiscalização, a qualquer tempo, disponibilizando o acesso às informações relativas à jornada de trabalho de seus motoristas, bem como a itens já previstos na resolução nº 1971/07, da Agência Nacional de Transportes Terrestres, discriminando local e horário do início e término da jornada de trabalho, tempo em serviço na condução do ônibus, fora da direção do veículo e de descanso entre jornadas de trabalho, além do período de repouso ou alimentação. 

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte da Paraíba, Augusto Morosine, disse que a lei vai de encontro à legislação trabalhista e deve provocar a Justiça para declarar a sua ilegalidade. “Não tenho conhecimento de seu inteiro teor, mas assim que nos inteirarmos de seu conteúdo tomaremos as medidas jurídicas cabíveis”, afirmou. 
Fonte: Jornal da Paraíba

Banco Mercedes-Benz tem melhor fevereiro da instituição


O Banco Mercedes-Benz encerrou o segundo mês de 2012 como o melhor fevereiro da história da instituição no País. Foram liberados ao mercado para novos financiamentos R$ 307 milhões, alta de 42% em relação ao mesmo mês de 2011 que fechou com R$ 216 milhões. Foram financiados 1.676 veículos Mercedes-Benz zero-quilômetro em fevereiro de 2012, elevação de 45% comparada a idêntico mês do ano anterior. Do total negociado, 60% são caminhões; 30%, ônibus; 8%, vans; e 2%, automóveis. 

"Estamos com um plano estratégico de crescimento e, para alcançarmos o resultado previsto e consolidarmos o que já conquistamos, uma das ações foi a contratação de 75 operadores de negócios, que atuarão nos principais concessionários da marca. O objetivo é que esses profissionais ofereçam atendimento ainda mais especializado aos Clientes, tanto para financiamento quanto para seguro, resultando em um número maior de negócios", afirma Angel Martínez, diretor comercial do banco. 

A carteira do Banco Mercedes-Benz fechou fevereiro com R$ 9,8 bilhões, crescimento de 38% em relação ao mesmo mês de 2011, com volume de R$ 7,1 bilhões. Desse total, o BNDES Finame representa 67,9%; o CDC, 13,7%; o Leasing, 3,1%; e o Floorplan, 14,3%. Outras modalidades de financiamento somaram 1%. 

Do volume total de operações realizadas no segundo mês do ano, o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) foi a modalidade de financiamento com aumento mais significativo, 61,7%. Foram liberados R$ 55 milhões por meio do CDC contra os R$ 34 milhões financiados em fevereiro de 2011. 

O BNDES Finame representou o maior volume de negócios no segundo mês de 2012, R$ 245 milhões. A alta foi de 35% em relação aos R$ 182 milhões negociados por meio da modalidade em fevereiro de 2011. 

Por meio do Leasing, a instituição liberou R$ 6 milhões ao mercado no segundo mês do ano. Do total de negócios realizados pelo banco em fevereiro, o BNDES Finame representou 80% dos financiamentos; o CDC, 18%; e o Leasing, 2%. A corretora Seguros Mercedes-Benz registrou R$ 3 milhões em novos contratos em fevereiro de 2012, alta de 50% em relação ao mesmo mês de 2011, com volume de R$ 2 milhões negociados.
Fonte: Diário do Grande ABC

Viação não responde por assalto a ônibus


No entendimento do STJ, a empresa não é responsável pela segurança dos passageiros, mas, sim, os agentes de segurança pública do Estado. Empresa que presta serviços de transporte público não precisa indenizar passageiros assaltados dentro de ônibus. O STJ entendeu que a empresa não responde objetivamente pelos danos morais e materiais decorrentes do delito. 
A decisão reverteu a sentença do Juizado Especial Cível e Criminal do Rio de Janeiro que havia julgado improcedente reclamação da Viação Vila Rica Ltda. A decisão do juizado especial havia estabelecido que a empresa tinha o dever de transportar os passageiros ilesos até o destino final. O texto da resolução do STJ, contudo, considera que a responsável pela segurança dos passageiros não é a empresa, mas, sim, os agentes de segurança pública do Estado. 

Na reclamação, a concessionária alegou que a decisão diverge da orientação pacificada pela 2ª Seção do STJ, consolidada no sentido de que "o fato de terceiro que não exonera de responsabilidade o transportador é aquele que, com o transporte, guarda conexidade e se insere nos riscos próprios do deslocamento, o que não ocorre quando intervenha fato inteiramente estranho, como ocorre tratando-se de um assalto". 

O relator do caso, ministro Villas Bôas Cueva, destacou que a 2ª Seção firmou, há tempos, entendimento no sentido de que, não obstante a habitualidade da ocorrência de assaltos em determinadas linhas, é de ser afastada a responsabilidade da empresa transportadora por se tratar de fato inteiramente estranho à atividade de transporte, acobertado pelo caráter da inevitabilidade. 
Fonte: Ultima Instância

São Benedito improvisa pintura no metropolitano

A Empresa São Benedito está caracterizando os veículos metropolitanos que possuem a pintura do sistema urbano de Fortaleza. A medida é para diferenciar os veículos que originalmente seriam para operar apenas na capital.

Com isto, os usuários não terão dificuldades em visualizar o veículo metropolitano, pois além da logomarca, os ônibus possuem um sistema de numeração padronizada de acordo com as exigências do Detran-CE.

A caracterização é provisória, enquanto os veículos adquiridos para o metropolitano estão sendo pintados com a identidade visual da São Benedito.