quinta-feira, 5 de abril de 2012

Obras da Copa: começa corrida contra o tempo


Após dois anos de preparação, os prazos se tornam mais curtos e as intervenções em Fortaleza, mais visíveis

A 803 dias da Copa do Mundo de Futebol, os resultados do processo que envolve elaboração de projeto, captação de recursos, licitação e execução dos serviços começam a se tornar mais evidentes na Capital.

Das intervenções na principal via de acesso ao Castelão ao início das obras do ramal Parangaba Mucuripe do VLT (veículos leves sobre trilhos), a concretização da Fortaleza planejada para 2014 dá sinais de que está mais próxima, enquanto as administrações federal, estadual e municipal ainda empreendem a corrida contra o tempo para garantir que tudo esteja pronto durante realização do evento esportivo.

Maior legado 
Consideradas o maior legado a ser deixado aos fortalezenses após o Mundial, as obras de mobilidade urbana, que envolvem intervenções nas avenidas no entorno do Castelão e a implantação do ramal Parangaba-Mucuripe e da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, já podem ser constatadas de modo mais visível.

No entorno do Castelão, as obras começaram em janeiro último, na Via Expressa. No mês seguinte, foram iniciados os serviços de fresagem na Avenida Dedé Brasil. Em março, foi dada a partida aos trabalhos na Avenida Alberto Craveiro.

Receio 
Enquanto os serviços estão em estágio inicial - sem implicar em interdições -, o administrador Ellison Machado, que mora próximo ao Castelão, concilia o receio quanto aos transtornos que serão causados ao trânsito na região e a expectativa de melhoria de uma área onde o trânsito é considerado problemático.

Quando soube que Fortaleza seria uma das sub-sedes da Copa, conta, esperava que as intervenções tivessem início mais cedo, principalmente para que as obras não se dessem de modo simultâneo, agravando os transtornos ligados ao trânsito. Segundo o coordenador Transfor, Daniel Lustosa, o fato de só neste ano as obras da Prefeitura previstas na Matriz de Responsabilidade terem começado deveu-se ao trâmite natural pelo qual devem passar projetos do gênero.

Conforme Lustosa, após a construção da Matriz de Responsabilidade, assinada por prefeitos, governadores e o ministro do Esporte, foi iniciado o processo de preparação para as obras, com conclusão das licitações em 2011 e execução prevista para 2012 e 2013. Ele assegura que todas elas estarão concluídas até o início do evento.

De responsabilidade da Prefeitura, há os projetos de mobilidade urbana nas vias de acesso ao Castelão. O governo do Estado, por sua vez, é responsável pela conclusão do estádio, da Linha Sul do Metrofor e do ramal Parangaba Mucuripe. Já o governo federal se responsabiliza pela ampliação do Aeroporto Pinto Martins e da implantação do terminal de passageiros do Porto do Mucuripe. 

O QUE ELES PENSAM
Expectativa de cronograma cumprido
"O cronograma está sendo obedecido e não deverá ocorrer nenhum atraso. As execuções do Governo do Estado estão bem encaminhadas. Além das obras previstas na Matrix de Responsabilidade, diversas outras estão sendo executadas, em áreas como saúde, saneamento e turismo, e deverão causar impacto durante a Copa do Mundo"
Ferrúcio Feitosa
Titular da Secretaria Especial da Copa

"As intervenções na Avenida Alberto Craveiro deverão ficar prontas em dezembro deste ano. Quanto às outras vias, a previsão é que tudo esteja pronto no segundo semestre de 2013. As obras vão resultar em muitas melhorias para o trânsito da Capital" - Daniel Lustosa, Coordenador do Transfor
Fonte: João Moura - Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário