quinta-feira, 5 de abril de 2012

AM: Ambulantes tomam conta das paradas de ônibus no Centro de Manaus


Usuários de coletivos, que costumam pegar ônibus, na parada da avenida Epaminondas, Centro, próximo ao Colégio Militar de Manaus, dizem que árvores, vendedores ambulantes e roedores nas calçadas obrigam as pessoas a esperar o coletivo na pista. O horário de maior movimento acontece a partir das 18h, quando funcionários do comércio e estudantes voltam para casa.

Para o atendente de loja Romilson Cavalcante, 27, o ponto de ônibus da Epaminondas, está mal estruturado. “Eu gosto da natureza, mas, ou essas árvores estão no lugar errado ou a parada de ônibus foi construída onde não deveria existir parada, porque aqui você tem três paradas, todas uma pertinho da outra. Então, há uma aglomeração de camelôs e pessoas, porque essa área é comercial e de ensino”, disse ele.

Os vendedores ambulantes se defendem, dizendo que “sempre foi assim”. “Nós ocupamos a parte baixa da calçada, onde ainda sobra espaço para os pedestres. E eles, ficam na parte de cima. Então, eu não vejo problemas”, falou o camelô Herder da Silva, 34.

Ainda há problemas de saúde pública na parada porque  o local serve também de ponto de alimentação para roedores e baratas. Em situação semelhante está o terminal de integração da avenida Constantino Nery (T1), Centro, onde passageiros dividem espaços com ratos e mucuras.

Usuários do transporte contaram também que o mobiliário urbano (o abrigo) não é suficiente para proteger em dias de chuva. “Quando chove, você não tem para aonde correr, porque a água toma a calçada, os ratos saem dos buracos das árvores e o abrigo está cheio de camelôs.

SMTU
A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos  voltou a informar que prepara um organograma de higienização. “Após esse passo as paradas da Epaminondas, Getúlio Vargas e Praça da Matriz serão pintadas e reformadas. Sobre a questão das árvores que atrapalham a visibilidade dos usuários de transporte, a SMTU comunica que irá solicitar da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) a poda destas árvores.”, diz , em nota, o órgão.
Com informações: A Crítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário