segunda-feira, 2 de abril de 2012

Fortaleza: Gratuidade para pessoas com deficiência completa quatro anos


Lançado no dia 1º de abril de 2008, a gratuidade para pessoas com deficiência completa quatro anos de criação com mais de 12 mil beneficiados. Esses cidadãos podem se deslocar gratuitamente no transporte público da cidade, sem limitação de quantidade de viagens, restrições de itinerários ou de dias. Além disso, em 70% dos casos, o benefício dá direito a acompanhante.

Para conquistar o passe livre nos ônibus e vans de Fortaleza, é necessário comprovar o tipo de deficiência através de laudo médico e se enquadrar em um dos critérios socioeconômicos exigidos: ter o Benefício da Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), pertencer a uma família beneficiária do Bolsa Família, estar inscrita no Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal ou dispor de renda per capita familiar de até um salário mínimo.

O cartão, cuja validade é de um ano, deve ser requerido e posteriormente adquirido na Unidade de Atendimento às Pessoas com Deficiência (Unadef), localizada na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Até hoje, já foram realizadas 14.143 inscrições.

Seguindo os avanços da política da gratuidade, a acessibilidade veicular também está em constante ampliação. Os cidadãos contam com 825 ônibus adaptados, 110 vans e 40 táxis, serviço inclusivo que permite que tanto pessoas com deficiência quanto pessoas sem deficiência ou mobilidade reduzida circulem pela cidade pagando a mesma tarifa dos táxis convencionais.
Fonte: Etufor

Nenhum comentário:

Postar um comentário