quinta-feira, 5 de abril de 2012

Cinco túneis serão iniciados neste mês em Fortaleza


A construção dos túneis se dará de forma simultânea, o que causará impacto ao trânsito na região

Nas vias de acesso ao Castelão, as intervenções que prometem transformar o trânsito naquela área começarão a ser observadas com mais evidência a partir deste mês, quando terá início a construção dos cinco túneis previstos para a região. Quatro deles serão construídos na Via Expressa, sendo um na própria via, entre as avenidas Santos Dumont e Padre Antônio Tomás, e os outros três no cruzamento com as avenidas Santos Dumont, Padre Antônio Thomaz e Alberto Sá.

O outro túnel será construído na Avenida Alberto Craveiro, no cruzamento com as avenidas Dedé Brasil e Paulino Rocha.

Conforme o coordenador do Transfor, Daniel Lustosa, a Avenida Alberto Craveiro, que está sendo duplicada, deverá ser finalizada antes das demais, com previsão de término para até dezembro deste ano. A intenção, afirma, é entregar a principal via de acesso ao Castelão junto do estádio, que também está previsto para ser finalizado até o fim deste ano. A via passará a ter 45 metros de largura e quatro faixas de trânsito por sentido.

Também já foram iniciados os trabalhos na Via Expressa, em janeiro, e na Avenida Dedé Brasil, em fevereiro. Estão previstas intervenções, também, nas avenidas Paulino Rocha e Raul Barbosa, mas ainda sem data certa para começar.

De acordo com o que divulgou a Prefeitura, a Via Expressa também passará - além da construção dos túneis - por melhorias na drenagem, na malha viária e na iluminação. Também contará com BRT (Bus Rapid Transit) - conhecido como corredor exclusivo para ônibus. 261 milhões de reais deverão ser aplicados em mobilidade pela Prefeitura de Fortaleza

VLT terá largada em várias frentes de trabalho
A construção do ramal Parangaba-Mucuripe, se dará em cinco frentes de trabalho. Segundo divulgou a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), será feita, inicialmente a limpeza da faixa de domínio da linha de carga, entre a rua Germano Franck e a estação da Parangaba. Será executada, ainda, a via de carga no limite lateral, para que sejam feitas as fundações do trecho elevado, que terá cerca de 900 metros.

Também começam as intervenções na Avenida Aguanambi, entre a rua Luciano Magalhães e o início do Residencial Maravilha. Será construído um elevado sobre essa avenida. Ao mesmo tempo, ocorrerá a limpeza e marcação na Via Expressa para a construção do viaduto sobre a Avenida Dom Luís.

Outra frente de trabalho também prevista para início nesta semana, é a limpeza e a marcação da construção do viaduto no final da Avenida Pontes Vieira, no encontro com a Avenida Virgílio Távora.

Neste primeiro momento, serão realizadas apenas as obras de superfície da linha Parangaba-Mucuripe, que será operada com VLT (veículos leves sobre trilhos. De acordo com o secretário de Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, as obras que implicarão em remoções só serão iniciadas quando as moradias que abrigarão as famílias desapropriadas estiverem construídas e asseguradas.

O secretário informa que o governo do Estado pretende garantir duas mil unidades habitacionais para os moradores que precisarem ser desapropriados.

Serviços até 2013
A previsão é que toda a obra seja concluída até o início do segundo semestre de 2013. Conforme o Metrofor, a linha, que cruzará 22 bairros de Fortaleza e terá 12,7 quilômetros, deverá ser utilizado por mais de 100 mil passageiros por dia. Os serviços, orçados em cerca de R$ 180 milhões, serão executados pelo consórcio CPE-VLT Fortaleza. (JM)
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário