sábado, 14 de abril de 2012

Fortaleza: 286 anos de um amor à primeira vista!


Hoje 13 de Abril… O dia que essa jovem moça comemora mais uma primavera. Claro que como todas adolescentes ela tem seus problemas e suas crises. Sabe como é, são coisas da idade… Porém mesmo assim, com esse olhar juvenil cativante, aqueles olhos de ressaca, de cigana oblíqua e dissimulada que Machado de Assis já descrevia, apaixonam cada vez mais pessoas de todo o mundo.

Quem flerta com essa beldade fica embevecido e não consegue se desvencilhar do seu canto de sereia. É algo que tem na água, é alguma coisa que dá no juízo da gente, um frenesi que corre a espinha todas as manhãs, uma lufada de vento vespertina que mais lembra um beijo suave e cálido num crepúsculo convidativo na Ponte dos Ingleses.

Nossa querida e amada cidade dinâmica, que não para de crescer, de gente feliz e acolhedora, guerreira por enfrentar os muitos problemas, mas sem perder a beleza e o encanto que proporciona aos seus filhos e turistas.
História
Fortaleza surgiu de uma capitania militar, em que o forte - inicialmente construído pelos holandeses no século XVII - foi mantido muito mais para defender o norte da Colônia (Ceará, Maranhão e Grão-Pará), do que propriamente o Ceará.
Desse modo, não houve maiores atenções com a povoação, constituída por moradores - principalmente soldados negros e índios - em torno do forte de Shoonenborck (depois passando a chamar-se de Nossa Senhora da Assunção, com o resgate pelos portugueses), construído por Matias Beck, e o de São Sebastião, erguido na Barra do Ceará, por Martins Soares Moreno.

A data de 13 de abril de 1726, quando o povoado foi elevado à categoria de vila, com responsabilidade de município, é historicamente correta para a fundação da cidade, uma vez que já havia toda uma estrutura para tanto, após ter sido alvo de duas invasões de holandeses durante o século XVII. O crescimento de Fortaleza, no entanto, somente viria a ser mais acentuado a partir do século XIX, quando o porto favorecia maior independência para a economia local, inclusive com transações comerciais com a Europa.
Nos dias de hoje
Fortaleza atualmente ocupa a posição de 5ª maior capital do Brasil e a segunda da Região Nordeste. Destaca-se na economia e geração de empregos, tendo o turismo como uma das principais molas propulsoras. Fatores importantes que a levaram a sediar partidas da Copa do Mundo de 2014.

Ao chegar em solo alencarino, reserve um tempo para conhecer a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, a Ponte Metálica, onde se pode apreciar um maravilhoso pôr-do-sol, o Theatro José de Alencar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Catedral Metropolitana e o Museu de Arte e Cultura Populares. Nosso litoral conta com 34km de belas praias, bastante conhecidas pelos turistas, como a Praia de Iracema e Praia do Futuro. Aproveite também para saborear as delícias da culinária regional e de outros lugares no bairro Varjota, importante pólo gastronômico da capital.

A Terra da Luz está ganhando destaque na realização de grandes e importantes eventos no País. Renomados artistas internacionais têm se apresentado todos os anos, levando milhares de pessoas aos shows. Além destes, eventos como o Ceará Music, Cine Ceará e o Fortal, micareta fora de época realizado em julho, vem projetando a imagem de Fortaleza para o turismo nacional e internacional.

Entre tantas outras qualidades, todos tem à sua disposição um completo equipamento turístico-cultural para o seu entretenimento e diversão. Aproveite ao máximo o que a nossa querida cidade oferece, com a beleza e alegria que só o fortalezense possui.

Parabéns Fortaleza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário