quarta-feira, 7 de março de 2012

PE: Borborema adquire novos veículos


A maior empresa de transporte de passageiros do Grande Recife, Borborema Imperial Transporte, está trazendo novos ônibus para sua frota urbana. A novidade são os veículos nas cores do padrão SEI Interterminal e SEI Alimentadora, verde e amarelo, respectivamente. Até então, a Borborema só possuía veículos SEI Perimetral (Vermelho).

Os veículos serão utilizados em linhas que beneficiarão usuários com a inauguração de dois novos terminais, na região do Aeroporto e Tancredo Neves. Montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1722, os veículos possuem carroceria Torino.

Micro-ônibus tomba e deixa 11 pessoas feridas em Russas


Um acidente com um micro-ônibus deixou 11 feridos no quilômetro 171,1 da BR-116, no município de Russas, região do Vale do Jaguaribe. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo trafegava com 17 ocupantes, saiu da pista e tombou às 2h45min de segunda-feira (5). 

Segundo a PRF, três pessoas sofreram ferimentos graves. O restante dos passageiros sofreram lesões leves. Todos foram encaminhados para o Hospital e Casa de Saúde de Russas.
Fonte: O Povo

Fortaleza: Av. Alberto Craveiro sofre intervenções para a Copa 2014


A avenida Alberto Craveiro começou a receber intervenções para a Copa do Mundo de 2014 desde a última terça-feira (6). Está prevista a duplicação da via (com quatro faixas de trânsito por sentido); a construção de uma ciclovia e calçadas padronizadas; e a revitalização dos canteiros centrais. 
As obras atingem principalmente o trecho entre as ruas Major Moreira e Paula Frassinetti, no sentido Aeroporto-Castelão. Na fase inicial, não haverá interdição da avenida, pois as obras não vão interferir na via já implantada. Também não está previsto o desvio de trânsito ou mudança no itinerário das linhas de ônibus que passam pelo local. 

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, as obras deverão ser concluídas em quatro meses. Essa é a terceira avenida a receber intervenções no pacote de mobilidade urbana para a Copa, as outras duas são a Via Expressa e a avenida Dedé Brasil. Serão investidos mais de R$ 145 milhões nas obras. 
Fonte: Jangadeiro Online

Reclamação endereçada à Etufor


Minha reclamação é sobre o ônibus 20019 – linha Bezerra de Menezes/Bairro Ellery, que circula em desacordo com o Artigo 89 do Regulamento do Código Nacional de Trânsito – Decreto 62127/68 (RCNT – Decreto nº 62.127 de 16 de Janeiro de 1968), que diz que “os veículos de transporte de carga e os coletivos deverão conter inscrição de sua tara, ou lotação, em local visível”.O que vemos é um número exato de passageiro sentados, como determina a ABNT, mas o número de passageiros em pé apresenta um traço, denotando que o coletivo não tem limites para a capacidade de usuários. Isso é um grande desrespeito! 

Gostaria de deixar aqui minha indignação perante a ETUFOR por deixar circular esse coletivo e que a população não se acostume com esse caos, nem deixe e ETUFOR afirmar que a lotação dos ônibus de Fortaleza “culpa dos usuários que fazem questão de embarcar”, como o seu presidente, Ademar Gondim, uma vez respondeu isso.
Fonte: Blog do Eliomar

Guanabara apresenta visual comemorativo de 20 anos


No ano em que completa duas décadas de atuação no transporte rodoviário de passageiros, a Expresso Guanabara apresentou sua nova identidade visual alusiva aos 20 anos. Serão três veículos que em breve estarão circulando em todo território atendido pela Guanabara, divulgando este importante marco da empresa.
A pintura trás em destaque a logomarca oficial, onde o arco, representado pelo número zero, remete à passagem do tempo e as partidas e chegadas dos ônibus Guanabara. Além disso, o slogan “Vários caminhos. Uma só história” completa a robustez de uma marca construída ao longo de duas décadas. 

A logomarca O desenvolvimento da identidade visual coube a Agência SG Propag de Fortaleza.


Com informações: Viaje Guanabara

PE: Caos nos ônibus todos os dias e quando a copa chegar?


O Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT), precisa fiscalizar com mais vigor as empresas de transporte coletivo, que servem aos usuários no Recife e região Metropolitana. É que na hora de maior movimento, os ônibus em sua maioria só andam lotados e os passageiros sofrem para se chegar ao emprego, médicos, escolas, faculdades, etc.

Um exemplo desta falta de respeito é mostrado neste flagrante e que acontece todos os dias no corredor de ônibus da Avenida Caxanga (em toda as paradas), chova ou faça sol. E quando a copa chega, como irá ficar este transporte já tão caótico? Vai melhorar alguma coisa? Mais ônibus irão circular? E o sistema de ar-condicionado finalmente até lá, será uma realidade? E os veículos já existêntes que circulam caindo aos pedaços de tão velhos, irão serem substituidos por outros mais novos e modernos? Com a palavra as autoridades responsáveis pelo serviço.
Fonte: Firmino Jr

PB: Desde 2009 ônibus novos deveriam ser adaptados a cadeirantes

Aumenta o índice de insatisfação da população com o transporte público eficiente (adaptado para cadeirante) e o promotor do cidadão, Valberto Lira, afirma que desde dezembro de 2009 há um termo de conduta entre órgãos autorizando que os novos ônibus sejam eficientes.

Segundo informações do site da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), do total de 453 ônibus, apenas 137 são eficientes o que representa apenas 30% da frota da Capital. O promotor revelou que desconhece o dado de 729 cadeirantes para um ônibus, informado pela Associação de Deficientes e Familiares da Paraíba (Asdef-PB).

O gerente executivo da Associação de Deficientes e Familiares da Paraíba (Asdef-PB), Normando Vitorino, reconhece o aumento na quantidade de ônibus adaptados em João Pessoa, mas revela que o número ainda é insuficiente para atender a demanda.

Segundo o promotor Valberto Lira, o termo de compromisso foi firmado entre a Superintendência de Transportes e Trânsito na Paraíba (STTrans) e a Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) autorizando que todos os novos ônibus adquiridos sejam adaptados aos deficientes.

Outra reclamação da população é a falta de conscientização dos motoristas de transporte público que ainda não sabem lidar com a entrada do deficiente físico no ônibus. "A AETC promove anualmente treinamento para os motoristas, mas, não podemos fazer nada em relação à falta de educação de alguns deles", disse o promotor.
Fonte: Click PB

PI: Integração plena de linhas de transporte em Teresina começa nesta quinta


Mais uma etapa do processo de integração das linhas urbanas de ônibus em Teresina será efetivada a partir desta quinta-feira, 1º de março. A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), implanta a integração plena das linhas entre si, ampliando as opções da população usuária do sistema. 

De acordo com o gerente de Planejamento da Strans, José Lopes, com a integração das linhas a cidade foi dividida em quatro zonas. "A partir desta quinta-feira, as linhas das zonas irão integrar entre si e, com isso, as pessoas terão um serviço mais completo", enfatiza. 

Lopes explica que a cidade está dividida nas zonas A,B, C e D. "As linhas da zona A, por exemplo, irão se integrar com as linhas das zonas B, C e D. Assim, os usuários terão mais opções de se beneficiar da integração", reitera. 

O diretor lembra que a integração com o bilhete único obedece ao tempo limite de até duas horas para que o passageiro se beneficie no segundo trecho de sua viagem. É de 1h30, se a distância percorrida no primeiro trecho for de até oito quilômetros, e de duas horas se o percurso for acima de oito quilômetros. A referência é o centro da cidade. A integração também pode ser feita em qualquer parada de ônibus onde as linhas se cruzam.
Fonte: Cidade Verde

Marcopolo tem lucro 37% maior no 4º trimestre


A fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo informou nesta terça-feira que encerrou o quarto trimestre de 2011 com lucro líquido de R$ 113 milhões, crescimento de 37% sobre o resultado obtido um ano antes. A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) somou R$ 141 milhões, avanço de 43,7% na mesma comparação. A margem no período passou de 11,6% para 14,9%. 

A Marcopolo teve receita operacional líquida de R$ 948,7 milhões no quarto trimestre, avanço de 12,4% sobre o mesmo período do ano anterior. A companhia manteve as previsões para 2012, com investimentos programados de R$ 140 milhões, receita líquida consolidada projetada de R$ 3,6 bilhões e meta de produzir 32,5 mil ônibus no Brasil e no exterior. 

Em 2011, a empresa investiu R$ 74,7 milhões em bens de capital e teve receita de R$ 3,37 bilhões. A produção de ônibus somou 31.526 unidades, das quais 67% no Brasil. A Marcopolo teve lucro líquido de R$ 344 milhões no acumulado de 2011, alta de 16,3% sobre o ano anterior, segundo a companhia. Já a receita operacional líquida somou R$ 3,368 bilhões no ano passado, avanço de 13,6% frente a 2010.
Fonte: Terra

Uruburetama e a preferência pelo produtos Comil

Depois de adquirir três unidades de demonstração do modelo Campione 2011, a Uruburetama está trazendo mais um Comil para incrementar sua frota. Cliente fiel dos produtos da carroçadora gaúcha, a empresa trás agora um OF-1722 com a mesma cor daquele adquirido durante o lançamento na capital cearense em agosto de 2010.

Cada modelo Campione 2011 da Uruburetama possui uma cor diferenciada. O vermelho possui carroceria 3.45 e chassi VW 17-230, o azul, também 3.45, é montado sobre Mercedes-Benz O500M. Já o verde, modelo 3.25, possui chassi VW 17-230.

Em 2005, a Uruburetama também ficou com dois veículos expostos no lançamento da linha Campione 2006 em Fortaleza. A cor dos veículos agradou o empresário Francisco Pinto, que acabou adotando o dourado para outros veículos de sua frota