sábado, 14 de abril de 2012

PE: “Viva Petrolina” é a nova empresa de ônibus em Petrolina


As duas empresas que atendem principalmente a Zona Oeste da cidade: Menina Morena e Vale do Sol estão anunciando uma fusão. Presentes em Petrolina em substituição à Transnova pelas mãos de Fernando Bezerra Coelho, enquanto prefeito. O nome da nova Empresa é Viva Petrolina, segundo informações o proprietário é de Recife. 


Para a população não importa muito quem está pintando a zebra, o que se quer é a zebra pintada e o resto da tinta. Como o serviço de transporte coletivo é uma concessão pública, não interessa se é Joalina, Joafra, Transnova, Vale do Sol, Menina Morena ou Viva Petrolina. 

O que se precisa é que o poder público municipal sob a coordenação da EPTTC – Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo tenha atitude e faça com que a população seja respeitada e contemplada com um serviço digno. 

Chega de ônibus quebrados, horários não cumpridos, estudantes, trabalhadores e toda a população perdendo compromissos. É inadmissível nossa cidade aceitar a circulação de ônibus descartados de outros centros urbanos. Porque aqui pode? 
Fonte: Francisco Evangelista

Em nota, a Empresa Viva Petrolina informou que ainda não está operando em Petrolina/PE e aguarda a tramitação legal para enfim colocar os seus serviços à disposição dos usuários Petrolinenses. Embora a marca Viva Petrolina tenha sido dada recentemente, a empresa já fazia parte do grupo VIVA desde 2008. Cabe esclarecer, ainda, que o grupo VIVA não tem nenhum vínculo com as atuais operadoras do sistema de transporte de Petrolina.

Volvo Bus apresenta nova linha de chassis



A Volvo Bus Latin America apresenta nesta quinta-feira, 12 de abril, sua nova linha de chassis rodoviários e urbanos. Este é o maior lançamento de ônibus da história da Volvo Bus no país. “Temos o maior e mais completo portfólio de produtos, e nossos veículos, que já eram uma referência no mercado pela segurança e alto grau de tecnologia embarcada, estão ainda mais seguros e eficientes”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. 

A linha de ônibus da marca é composta por 14 modelos, sendo oito urbanos e seis rodoviários. Os novos modelos receberam tecnologia SCR para atender às normas do Proconve P7/Euro5 e uma série de avanços tecnológicos que deixam os veículos ainda mais econômicos e seguros. No segmento rodoviário, a Volvo lança um novo chassi, mais leve e com um novo sistema de suspensão, e o ônibus mais potente do mercado, com motor de 450cv de potência, o B450R. Os novos chassis estão disponíveis nas versões 4X2, nos modelos B340R e B380R; na versão 6X2 com os modelos B380R, B420R e B450R; e na versão 8X2 com os modelos B420R e B450R. 

A nova linha de chassis rodoviários vem equipada com avançadas soluções que reduzem os custos operacionais do transporte e aumentam sua capacidade de carga. “Os novos chasiss são mais leves, permitindo maior volume de carga, além de apresentaremuma economia de até 12% no consumo de combustível em relação aos modelos anteriores”, destaca José Luis Gonçalves, gerente da linha de ônibus rodoviários da Volvo Bus Latin America. 

Os novos ônibus rodoviários ganharam um novo sistema de suspensão, que oferece mais estabilidade e conforto. Além disso, são equipados, de série, com a moderna caixa de câmbio eletrônica da Volvo, a I-Shift, e com o sistema de freios inteligentes ABS/EBS que, numa freada de emergência, manda mais pressão para as rodas, aumentando seu desempenho. Outra novidade é que os veículos podem vir equipados com o Alcolock, um bafômetro instalado no painel que impede o veículo de rodar caso o motorista apresente sinal de embriaguez. 

Urbanos 
A linha de chassis urbanos da Volvo também foi renovada. Os modelos receberam uma nova caixa de transmissão automática, a Ecolife, e um novo sistema de controle de aceleração. Só a caixa Ecolife reduz o consumo de combustível em até 6%, além de outros custos operacionais do transporte, já que há menor desgaste de componentes internos, permitindo que os períodos de troca de óleo e manutenção sejam prolongados.

“Os ônibus urbanos Euro 5 também vêm equipados com um controle de aceleração inteligente, exclusivo da Volvo, cuja função é garantir que só a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, otimizando a eficiência do veículo e reduzindo o consumo de combustível”, observa Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America. O chassi com motor dianteiro B270R, e os modelos B290R e B290RLE também foram equipados com a moderna tecnologia SCR para atender a legislação de emissões Proconve P7/Euro 5.
Fonte: Carga Pesada

Vitória realiza pesquisa de satisfação com seus usuários


Por Fortalbus
Durante este mês de abril, a Empresa Vitória, de Caucaia, está realizando junto aos seus usuários uma pesquisa de satisfação nos principais pontos de paradas de suas linhas metropolitanas e urbanas.

A pesquisa tem como objetivo avaliar os principais problemas, sugestões de melhoria, tempo de espera, atendimento por parte dos operadores (motorista e cobrador) e os serviços disponíveis em seu site e no Disque Vitória.

Realizada anualmente, a pesquisa revela o desempenho da empresa na tarefa de transportar diariamente os caucaienses, tentando localizar e corrigir os problemas apontados e aproveitar as sugestões indicadas, já que a Vitória sempre prima pela satisfação de seus passageiros, que é o maior bem que a empresa pode possuir.

Conforto Urbano: População de Fortaleza sofre com a falta de estrutura das paradas de ônibus


Usuários do transporte público de Fortaleza reclamam da falta de estrutura das paradas e dos veículos urbanos

Para quem não tem a sorte ou condições de ter um carro, utilizar o transporte público para ir ao trabalho ou ao colégio pode ser um teste de paciência. Além disso, as más condições de algumas paradas de ônibus e a falta de segurança de quem tem que ficar no meio da rua aguardando os veículos, geralmente lotados, afligem usuários que, muitas vezes, se sentem maltratados com a falta de estrutura deste setor altamente demandado pela população cearense.
O que era para ser apenas mais uma etapa da vida cotidiana dos trabalhadores e estudantes, o caos do trânsito, a desorganização operacional e a falta de educação de grande parte dos usuários acabam tornando “as viagens” um grande vilão no que diz respeito à qualidade de vida.

A estudante Erilane Martins é uma das que sofre, diariamente, com a falta de estrutura do transporte público. Esperando a condução, há mais de 20 minutos, em uma parada lotada, localizada na Avenida Alberto Sá, no bairro Papicu, revelou que chega na aula cansada e sentindo muita dor nas costas. Erilane precisa pegar três ônibus para chegar ao seu destino no centro de Maracanaú.

“Todos os dias eu passo por um martírio. São mais de duas horas de ônibus, em veículos lotados e bancos duros. Geralmente as paradas estão lotadas e tentar entrar no ônibus é um desafio. A falta de respeito dos próprios usuários também dificulta entrar no ônibus.

As pessoas empurram umas as outras e se você não tomar cuidado pode acabar caindo. Não sei dizer se o problema é a pouca quantidade de ônibus. Mas acho que a falta de educação de algumas pessoas contribui muito para isso”.
A vendedora Tereza Maciel também não está feliz com as condições do transporte público cearense. Segundo ela, as paradas de ônibus não oferecem segurança e o risco de assalto em alguns locais é iminente. “Aqui na Alberto Sá nunca fui assaltada, mas já vi outras pessoas passando por isso. Ficamos muito expostos as ações dos marginais. Fico o tempo todo de olho na minha bolsa para não correr o risco de perdê-la”.

Fora e dentro dos ônibus
Se a situação é complicada mesmo antes de entrar nos veículos públicos, o cenário fica ainda pior dentro dos ônibus, principalmente, nos horários de pico. O pedreiro Francisco Oliveira explicou que já chega cansado no trabalho. Morador do Planalto Pici, Francisco leva cerca de uma hora para chegar ao Papicu, percurso feito geralmente em ônibus lotados.

"Saio de casa por volta das cinco horas. Se dou sorte de pegar os primeiros ônibus dá para fazer a viagem sentado, mas se me atrasar uns 10 minutos já tenho que ir em pé. Quando isso acontece chego no trabalho muito cansado. Pior ainda é a volta. Não tem como pegar ônibus vazio. Até o terminal é tranquilo, lá é que a coisa piora. Quando chego em casa, só consigo tomar banho, jantar e ir dormir para começar tudo de novo".
Apesar do índice de poluição cearense estar muito abaixo de cidades de grande porte como São Paulo, a fumaça emitida pelos veículos pode colocar a saúde do usuário em risco. Isso é o que acontece com a vendedora ambulante Maria Francisca da Silva. Ela relatou que muitas vezes, enquanto espera o ônibus nos terminais, sente-se incomodada com a fumaça expelida pelos escapamentos dos veículos. \"Na rua não sinto muito, mas nos terminais, geralmente, sinto meus olhos arderem e muita vontade de tossir. Sem falar do cheiro de fumaça que fica na roupa\". .

Modelo nacional
O presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, explicou que atualmente existem, na Capital, 380 abrigos metálicos e 700 de concreto. Segundo ele, em julho de 2008, a Prefeitura de Fortaleza realizou uma licitação para a construção de mais mil paradas metálicas. Entretanto, um problema licitatório referente à publicidade dos abrigos fez com que a aquisição fosse impedida judicialmente.

Com relação às condições das paradas já existentes, ele revelou que a Prefeitura em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), realizam, rotineiramente a recuperação e pintura dos abrigos, através de manutenções programadas. Contudo, quando é verificado algum problema fora do período de conserto, as Secretarias Regionais são avisadas e realizam os trabalhos de recuperação.
Média de idade baixa
De acordo com o presidente da Etufor, a frota de ônibus fortalezense é uma das mais novas do País, apresentando, em média, 4,2 anos de uso. Ademar ressaltou ainda que os 1.792 ônibus e as 320 vans que circulam na Capital são rotineiramente vistoriados e, aqueles que apresentam qualquer irregularidade, são retirados das ruas. Segundo ele, uma licitação que está sendo realizada pela Prefeitura promete diminuir ainda mais a idade média dos veículos públicos.
"Fortaleza é um dos principais modelos de transporte público do País. O número da frota, atualmente, é adequado, o principal problema é a lentidão das viagens. Mas isso é um problema de tráfego observado nas principais capitais do Brasil. Estamos trabalhando para criar faixas prioritárias nos principais corredores de Fortaleza para diminuir o tempo do percurso da frota\", emendou ele, salientando que cerca de 1,3 milhão de pessoas utilizam o transporte público diariamente.
Fonte: O Estado

sábado, 7 de abril de 2012

PB: Rodoviárias de João Pessoa e Campina Grande têm movimento intenso

João Pessoa
Foram realizados nove mil embarques e seis mil desembarques e usados 50 ônibus extras. Quinze mil passageiros transitaram pelo Terminal Rodoviário de João Pessoa, segundo estimativa da diretoria do local. Foram realizados nove mil embarques e seis mil desembarques e usados 50 ônibus extras. Durante o feriadão, um total de 70 mil pessoas deverão embarcar e desembarcar através da rodoviária. 

Em virtude da proximidade com o feriado religioso, os guichês e os portões de embarques e de desembarques tiveram movimentação intensa ontem, em João Pessoa. A previsão é que ocorram 35 mil embarques e 35 mil desembarques. Os destinos mais procurados serão os municípios paraibanos de Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Guarabira, Solânea, Rio Tinto, Bananeiras. Já nas viagens interestaduais, as localidades mais concorridas são Natal (RN) e Recife (PE). 

Campina Grande
O feriadão da Semana Santa aumentou a movimentação de passageiros durante todo o dia de ontem no Terminal Rodoviário Argemiro de Figueiredo, em Campina Grande. Conforme informações da direção do terminal, estavam previstos mais de 2.600 embarques. De ontem até a próxima segunda-feira estão previstos 11.355 embarques e 10.319 desembarques. 

Serão disponibilizados ônibus além da circulação normal, pois estes dois dias terão uma movimentação mais amena com relação aos outros dias que envolvem o movimento causado pelo feriado. Apenas na segunda-feira está previsto que 3,1 mil pessoas retornem para a cidade.
Com informações: Jornal da Paraíba

SE: Passageiros esperam mais de 5h para embarcar nos terminais de Aracaju


O movimento continua intenso nos terminais rodoviários de Aracaju (SE) na manhã desta Sexta-feira Santa (06). Os passageiros que não se programaram para viajar no feriado enfrentam longas filas na compra de passagens, confusão no embarque e uma espera que pode chegar a 5 horas. Segundo a empresa administradora dos terminais, cerca de 43,2 mil passageiros devem deixar a capital sergipana até domingo (08). Esse número representa um aumento de 5,3% com relação ao mesmo período no ano passado.

Mesmo os 54 ônibus extras, sendo 19 para o transporte interestadual e 35 intermunicipais, colocados para atender à demanda desde a manhã desta quinta-feira (05), não foram suficientes. Houve casos de passageiros que chegaram, por exemplo, ao Terminal José Rollemberg Leite, na Zona Oeste da capital, por volta das 11h da manhã de ontem e só conseguiram passagens para embarcar para o destino escolhido às 23h, ou seja, doze horas depois. 

Na manhã desta sexta, a espera para conseguir embarcar diminuiu, mas a confusão na hora do embarque fez com que muitos passageiros desistissem de viajar. De acordo com informações da administração dos terminais, a falta de planejamento dos passageiros contribuiu para que todos esses transtornos ocorressem. “Como a maioria dos usuários não antecipou a compra de suas passagens, as empresas de ônibus também não puderam se programar e ampliar ainda mais a frota para atender à grande demanda”, disse Antônio Carlos da Fonseca, gerente dos terminais.
Com informações: G1 Sergipe

RN: Acidente entre carro e ônibus deixa três feridos em Natal


Um acidente entre um ônibus e um carro de passeio deixou três pessoas feridas durante a manhã desta sexta-feira (6) em Natal. O carro teria cruzado o sinal vermelho e sido atingido pelo veículo maior. O acidente ocorreu no cruzamento das avenidas Apodi e Rio Branco. De acordo com informações de testemunhas, repassadas à Polícia Militar, o automóvel de passeio vinha da avenida Apodi e cruzou o sinal vermelho. 

O ônibus da linha 64, da empresa Guanabara, que trafegava na avenida Rio Branco atingiu o carro do lado da porta do motorista. A colisão despedaçou o veículo e deixou as vítimas em estado grave. Do lado do passageiro, a equipe de reportagem visualizou a presença de uma lata de cachaça do tipo 51. 
Com informações: Tribuna do Norte

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Fortaleza: Passageiros protestam na rodoviária de Messejana


Cerca de 20 clientes da empresa de ônibus São Benedito que compraram bilhetes para o trecho de Fortaleza a Aracati, 148 km de Fortaleza, no horário de 19 horas desta quinta-feira, 5, realizaram protesto na rodoviária de Messejana.

De acordo com informações do repórter Thiago Paiva, que estava no local, a empresa vendeu mais passagens do que a capacidade do veículo. "A empresa São Benedito, única que faz a linha para Aracati, vendeu várias passagens com a mesma numeração de poltronas para vários passageiros", afirmou.

Segundo Paiva, o funcionário da empresa chegou a afirmar que a única opção que os passageiros teriam seria viajar em pé, pois não haveria garantia de um novo ônibus para atender todos os passageiros. O ônibus das 19 horas é o último a fazer o percurso. Por isso, dez passageiros aceitaram viajar em pé. Os outros dez ficaram na rodoviária até a chegada de outro ônibus.

Overbooking 
A prática de vender mais bilhetes do que suporta a capacidade do veículo, a chamada sobrevenda ou, pelos termos em inglês, "overbooking" e "overselling", é proibida pelos agentes reguladores do setor.

Segundo os órgãos de defesa do consumidor, o passageiro que passar por esta situação tem o direito de ser incluído no horário seguinte para o mesmo destino, na mesma empresa ou em outra, num prazo máximo de até quatro horas.
Fonte: O Povo

Fortaleza: A estagnação do preço da passagem de ônibus não beneficia o trabalhador, e sim o empresário


Para Alexandre Pereira, a estagnação do preço da passagem de ônibus não beneficia o trabalhador, e sim o empresário. 

Durante entrevista ao programa Debates do Povo nesta quinta-feira (5), o pré-candidato a prefeitura de Fortaleza pelo PPS, Alexandre Pereira, disse que afirmou que “o mais importante é mudar esses oito anos de administração desastrosa”, fazendo referência ao governo municipal da prefeita Luizianne Lins. 

Alexandre avalia estabilidade do valor das passagens de ônibus de Fortaleza e acredita que a passagem barata não é uma solução. Para ele, a estagnação do preço não beneficia o trabalhador, e sim o empresário. 

“Quem paga passagem de ônibus dos trabalhadores são os empresários. Se eu aumento a passagem do ônibus e o empresário vai pagar por que tem que pagar o vale-transporte, eu vou onerar a folha das empresas, e acho que precisava aumentar sim, e ter um transporte digno (...) é preciso fazer gestão”, finaliza.
Com informações: Ceará Agora

Fortaleza: Conselheira questiona obra do VLT


Soraia Victor advertiu que o Governo não enviou todos os estudos de impacto ambiental ao Tribunal. Ela entendeu que a obra deve ser interrompida até que a Corte analise a documentação. Caso ainda será votado

Na semana em que o Governo do Ceará comemora o início das obras da linha Parangaba-Mucuripe do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) faz um alerta que ameaça a festa do Executivo. A conselheira Soraia Victor adverte que a Secretaria de Infraestrutura descumpriu determinações do Tribunal, ao começar os trabalhos sem ter enviado todos os estudos de impacto ambiental à Corte.

Soraia propõe multa de R$ 9 mil ao titular da pasta, Adail Fontenele, exige o envio imediato da documentação e sugere que o Governo interrompa temporariamente as obras, até que o TCE a analise. Soraia argumenta que, em 2011, a Corte decidiu que o Governo até poderia realizar a licitação da linha Parangaba-Mucuripe, contanto que só firmasse contrato e desse início à obra após análise do impacto pelo TCE.
Fonte: O Povo