quinta-feira, 5 de abril de 2012

AM: Frota de Manaus tem mais ônibus novos do que o prometido


O sistema de transporte coletivo recebeu mais 317 ônibus entre convencionais e articulados. A entrega oficial foi feita pelo prefeito Amazonino Mendes. Com os 317 ônibus apresentados, Manaus conta hoje com uma frota de 831 ônibus novos. Segundo o prefeito Amazonino Mendes faltam ainda chegar em Manaus 113 ônibus articulados, dos quais 86 estarão chegando nos próximos dias e outros 27 que estão em produção. 
No total Manaus terá uma frota de 944 ônibus novos, 86 a mais do que foi estabelecido pelo edital de licitação, que previa 858 novos coletivos. No total Manaus vai contar com 1.727 ônibus no sistema, de uma frota prevista para 1.631 e com a idade média de 1,86 anos. Os números atualizados do sistema de transporte coletivo na cidade de Manaus são:

1) SOBRE O NÚMERO DE ÔNIBUS CIRCULANDO EM MANAUS ATUALMENTE 
Foram entregues: 317 ônibus.
Já estavam circulando 514
Somando um total (hoje) de 831

2) SOBRE OS ÔNIBUS ARTICULADOS 
Já estão rodando: 65 ônibus articulados
Estão em deslocamento pra Manaus: 86 ônibus articulados
Estão em produção: 27 articulados
Somarão um total 113 articulados

3) SOBRE O COMPROMISSO DE RENOVAÇÃO DA FROTA COM ÔNIBUS NOVOS 
Quando estiver completa, a frota em Manaus chegará a 944 ônibus (articulados e convencionais) novos.
O edital previa 858 ônibus novos.

4) SOBRE O TOTAL DA FROTA DE ÔNIBUS CIRCULANDO NA CIDADE 
Frota prevista pelo edital 1.631 veículos.
Total vai chegar a 1.727 veículos
Idade media 1,86 anos
Fonte: SMTU

Metrofor: Obras da estação Parangaba chegam a 98% de execução


A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) está iniciando a fase de acabamento das obras civis da estação elevada da Parangaba. A estação, que tem capacidade prevista para atender 25 mil passageiros por hora, está com 98% das obras civis executadas. No momento, estão sendo feitas revisões e acabamentos, como esquadrias e pintura. A previsão é que as obras civis da estação sejam totalmente finalizadas em abril. O Metrofor também irá fazer, após finalizar a estação, a estrutura das calçadas e dos acessos aos pedestres. 

A estação elevada da Parangaba é uma das mais importantes da linha Sul do metrô de Fortaleza. Localizada ao lado do terminal de passageiros das linhas de ônibus e da futura plataforma da linha Parangaba-Mucuripe, o projeto prevê a integração entre os três modais de transporte. 

Estação 
A estação elevada da Parangaba terá 3.300 metros quadrados de área e permitirá o acesso dos passageiros por escadas convencionais, escadas rolantes e elevadores para deficientes e pessoas com dificuldade de locomoção. 

Operação Assistida 
O início da operação assistida do metrô de Fortaleza será iniciada em 15 de junho, com viagens entre Maracanaú e Parangaba. A operação assistida, com a participação de passageiros, serve para testar o metrô e sincronizar todos os equipamentos. “O metrô vai sair de Maracanaú e irá parar na estação Parangaba. Esses testes servirão para fazer quaisquer ajustes necessários”, afirma Rômulo Fortes, presidente do Metrofor. 

A partir de 15 de outubro deste ano, será iniciada a segunda fase de testes com passageiros. Nesta fase, as composições passarão por todas as 18 estações da linha Sul do metrô. 

Linha Sul 
A linha Sul, que está sendo concluída pelo Metrofor, irá ligar Fortaleza a Pacatuba. São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Esta linha irá receber um total de 20 trens que formarão dez composições de 80 metros, cada. Estão sendo finalizadas 18 novas estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central – Chico da Silva (antiga João Felipe). 

Além dessas 18 estações, o Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras: Juscelino Kubitschek e Padre Cícero. As duas estações já estavam previstas desde a concepção original da Linha Sul, mas com o Plano de Mobilidade Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa em 2014, suas implantações foram antecipadas. Com isso, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que liga Pacatuba ao Centro de Fortaleza, terá ao todo 20 estações. A obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. Em 2013, serão feitos os ajustes finais para início da operação comercial. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus. 

A implantação do metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante da capital. A expectativa é que o metrô solucione um dos grandes problemas da cidade, que é o ordenamento de seu trânsito. A necessidade de se aumentar a oferta de transporte público de qualidade em substituição aos carros de passeio tem sido um dos objetivos de governos para desafogar as vias e melhorar a mobilidade urbana.
Fonte: Metrofor

Nova linha expressa entre os terminais Parangaba e Antônio Bezerra


A partir da próxima segunda-feira (2) uma nova linha expressa irá auxiliar o deslocamento dos passageiros entre os terminais integrados de Antônio Bezerra e Parangaba. Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a viagem entre os terminais terá o tempo de viagem reduzido em até 10 minutos.
A nova linha denominada (091) Expresso/Antônio Bezerra/Parangaba, circulará de segunda a sexta-feira somente nos horários de pico. A frota, inicialmente composta por três veículos, atenderá a demanda nos períodos da manhã, de 6 às 8 horas, e da noite, de 16h30 às 19h30. 

Com o mesmo itinerário realizado pela linha (072) Ant. Bezerra/Parangaba, a nova linha irá reforçar o atendimento sem paradas de embarque e desembarque ao longo do trajeto. Ainda segundo a Etufor, o tempo de viagem atualmente é de aproximadamente 45 minutos.

O objetivo é tornar o serviço mais rápido e distribuir melhor a demanda que costuma se deslocar entre os dois terminais, beneficiando cerca de 3.900 passageiros.

A Etufor vem investindo na circulação de linhas expressas, hoje, já operam as linhas (089) Expresso/Parangaba/Papicu, (094) Expresso/Parangaba/Aldeota, (087) Expresso/Siqueira/Papicu entre outras que se deslocam para o centro da cidade.
Com informações: Etufor

Ecológico, ônibus emite 63% menos poluentes


Veículo utiliza 100% biodiesel como combustível. Até o final do ano serão 100 circulando com o B100 em Curitiba

Além de ligeiro, ecológico. O maior ônibus do mundo, com seus 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros está na lista também dos mais ambientalmente corretos. Utilizando 100% de biodiesel como combustível (tecnicamente chamado de B100), os 26 Ligeirões que circulam por Curitiba emitem menos poluentes do que ônibus que utilizam combustíveis a base de petróleo. Além dos Ligeirões, mais seis ônibus articulados participam do projeto municipal que exigiu vários anos de estudo e envolve parceria entre setor público e privado. O sucesso do projeto tem sido tanto que a experiência é exemplo para outros países.

“O projeto de utilização do B100 é de grande importância, principalmente por comprovar que é possível manter uma frota de ônibus rodando regularmente, sem utilização de óleo mineral. Não há notícia de uma iniciativa que tenha sido feita desta forma e com esta amplitude em outras partes do mundo”, afirma Elcio Karas, gestor de Inspeção e Cadastro do Transporte Coletivo da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A).

A expectativa da Urbs é que até o final deste ano a capital mais verde da América Latina tenha circulando pelas ruas 100 ônibus, todos utilizando exclusivamente biocombustível. “É um longo trabalho com resultados animadores. O projeto começou como piloto em agosto de 2009 e hoje é uma política municipal de redução de impacto ambiental do transporte. Para o meio ambiente, verifica-se uma economia de poluição na casa dos 63%. Ou seja, reduz em muito as emissões de partículas no meio ambiente, o que resulta em um ar mais puro, com benefício direto sobre a saúde da população”, conta Karas.

Atualmente, o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) regulamenta que cada litro de diesel tenha 5% de biodiesel misturado em sua composição. A luta de associações do setor é que essa mistura seja aumentada para 20% devido a seus benefícios ao meio ambiente. Estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostrou que a mistura de 5% de biodiesel ao diesel contribui para reduzir em 12.945 o número de internações hospitalares por problemas respiratórios, com 20% de mistura, esse número chegaria a 77.672 internações a menos.

“Iniciativas como a de Curitiba nos deixam entusiasmados, pois são a prova real de como o biodiesel melhora a qualidade de vida das pessoas,” afirma Erasmo Carlos Battistella, presidente da BSBIOS e da APROBIO (Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil).

No total, Curitiba consome 160 mil litros de biodiesel por mês, fornecidos pela BSBIOS, empresa pertencente 50% a Petrobras, com unidades em Passo Fundo (RS) e Marialva (PR). A companhia participa deste projeto desde sua implantação em 2009, fornecendo o biodiesel a base de soja de acordo com a especificação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Fonte: Mídia News/Portal do Agronegócio

MA: Fluxo de passageiros em terminal rodoviário de São Luís caiu 50% em cinco anos


O fluxo de passageiros no Terminal Rodoviário de São Luís tem diminuído 10% por ano nos últimos cinco anos. Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros e Fretamento do Estado do Maranhão (Setrefma), hoje a rodoviária da capital perdeu 50% de seu público por causa da concorrência desleal do transporte alternativo irregular, que movimenta os terminais improvisados na rotatória do Km 0 da BR-135 e em frente à rodoviária municipal. 

"O sistema de transporte clandestino é predador e tão oportunista que não atrapalha apenas o sistema convencional [rodoviário], mas também o sistema de tráfego em geral, pois a maioria dessas conduções não respeita as normas de trânsito, pondo em risco a vida de passageiros", afirmou Anderson Mateus Picoli, diretor rodoviário do Setrefma. 

De acordo com o diretor, não são somente as empresas que têm prejuízos; os usuários do transporte clandestino também podem sofrer as consequências dessa escolha. "Muitas pessoas acham que usar esse tipo de transporte não atrapalha. Além dos veículos não serem regulamentados por órgão competente, eles causaram o fim de horários de viagens em ônibus de empresas rodoviárias que geralmente só tinham um ou dois passageiros", ressaltou. 

Disciplinamento 
Os motoristas do transporte clandestino atuam sem nenhum disciplinamento. Para Anderson Picoli, os agentes de fiscalização deveriam ser mais atuantes, tanto no que se refere à fiscalização, quanto na regulamentação do transporte alternativo na capital, pois sem isso não há recolhimento de impostos, logo o dinheiro que deixa de ser arrecadado não se transforma em serviços e benfeitorias para a população. 

As vendas das empresas que fazem o transporte rodoviário só conseguem ser maior durante o Carnaval, nos feriados prolongados da Semana Santa e da Semana da Pátria, e no período das festas de fim de ano e das férias escolares. Quando há concurso em determinada localidade, a procura por passagens também aumenta. "Às vezes, é preciso colocar carros extras para que possamos dar conta da demanda no terminal", disse Silvana Trindade, encarregada de guichê na rodoviária. 

Para o auxiliar do setor de tráfego da empresa Cisne Branco, David Fernando Rocha, o problema só não é maior porque existem pessoas que preferem a segurança das empresas que operam na rodoviária aos táxis-lotação ou as vans. "Os ônibus regularizados oferecem ao passageiro muito mais conforto, comodidade e segurança. Se por acaso quebrar um veículo na estrada, nós disponibilizamos todo um suporte técnico, o que não é oferecido no transporte irregular", afirmou.
Fonte: Tv Mirante

PI: Pontos de ônibus que custaram R$ 35 mil cada, já dão problema


As ‘moderníssimas’ paradas de ônibus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que custaram ao todo R$ 617.482,55, R$ 34.304,58 cada uma das 18, já mostram que apesar de tão caras, têm utilidade duvidosa.

Na foto publicada pelo internauta João Magalhães, mostra o que toda vez acontece em dias de chuva, é o jeito ficar com o guarda chuva, porque proteção mesmo, só no bolso de quem faturou com essas paradas.

O 180graus já havia advertido que isso iria acontecer numa matéria publicada, agora o reitor da universidade tem mais um tópico na sua pauta de esclarecimentos, que é longa.
Fonte: 180 graus

Record lança ônibus olímpico que viajará pelo país

Emissora oficial dos Jogos de Londres mostrará a preparação para a Olimpíada

O ônibus olímpico da Record vai viajar pelo Brasil e contar a história dos atletas que vão a Londres em busca de recordes e medalhas para o País: onde nasceram e viveram até se tornarem estrelas olímpicas. As estrelas brasileiras serão convidadas ainda  para participar de trechos da viagem ou locais em que o ônibus da Record irá parar.

O ônibus vai mostrar como o Brasil está se preparando para participar e acompanhar os Jogos Olímpicos com uma grande viagem, que terá início em Porto Alegre e final em Brasília. Serão percorridos mais de 12 mil quilômetros visitando as cinco as regiões brasileiras e as principais capitais São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Belém e Brasília.

A viagem contará com oito participações ao vivo de Ana Paula Padrão no Jornal da Record. Ela irá ancorar uma cobertura especial em São Paulo e mais sete capitais brasileiras. A apresentadora Mylena Ciribelli, e os comentaristas Oscar, Magic Paula, Virna Dias e Róbson Caetano, entre outros, também farão parte do projeto.

O projeto do ônibus olímpico prevê ainda a realização de eventos esportivos nas capitais ao longo do dia, com atenção especial para os horários dos programas locais, culminando com a apresentação ao vivo de Ana Paula. O ônibus irá contar com uma ilha de edição-não linear e um set de gravação interno, bem como câmeras portáteis no interior e no exterior.
Fonte: R7

Marcopolo elege novo conselho administrativo


A Assembleia Geral de Acionistas da Marcopolo S.A., realizada no último dia 29 de março, introduziu modificações na administração da empresa, aperfeiçoando o sistema de governança corporativa, com a criação do cargo de presidente emérito. Paulo Bellini foi eleito para a nova função.

Agradecendo a indicação dos acionistas, Paulo Bellini declarou, na ocasião, a sua satisfação em continuar colaborando diretamente com a Marcopolo em sua nova posição.

A Assembleia Geral Ordinária elegeu também os sete novos integrantes do Conselho de Administração da Marcopolo, que passará a contar, no período 2012/2014, com os nomes de Mauro Gilberto Bellini e Oscar de Paula Bernardes Neto (indicados para presidente e vice-presidente respectivamente), Luciano Moisés Bado, Maria Letícia de Freitas Costa, Fuad Jorge Noman Filho, Paulo Cezar da Silva Nunes e Manuela Cristina Lemos Marçal.

Valter Gomes Pinto continuará exercendo o seu mandato como diretor da companhia.
Fonte: Marcopolo

PA: Árvore cai sobre ônibus


Ao retornar do serviço com vários trabalhadores das minas de Carajás por volta de meia-noite e 40 minutos da madrugada desta sexta-feira (30), um ônibus da Transbrasiliana foi atingido em cheio por uma enorme árvore de castanheira, provocando a morte de três funcionários da mineradora Vale.
A Reportagem apurou junto a populares na delegacia de polícia e numa funerária da cidade que no local do acidente, ocorrido no km 17 da Estrada do Manganês que dá acesso à Mina do Azul, na Serra dos Carajás, morreu apenas o funcionário Celson Barboza, que seria supervisor de minas da empresa Vale.

Os outros dois operários, José Lima Marinho e Francisco Barros Soares, que foram levados ao hospital Yutaka Takeda, no núcleo urbano de Carajás, faleceram antes mesmo de receber atendimento na casa de saúde.

Na delegacia e na funerária, funcionários da Vale fizeram tudo para impedir membros da imprensa local de tomar conhecimento da situação das vítimas e até a identidade dos três operários mortos.

Em nota, a Assessoria de Imprensa da Vale informou que a mineradora “lamenta profundamente o ocorrido” e que está prestando toda a assistência necessária aos empregados e seus familiares.
Com informações: Surgiu.com.br

Fortaleza: Movimento na rodoviária deve ser bem maior do que em 2011 na Semana Santa


O movimento de passageiros no terminal rodoviário Engenheiro João Tomé, o principal de Fortaleza, tem uma estimativa de 143,9% de acréscimo na Semana Santa deste ano, considerando o período de 4 a 9 de abril. Isso representa 35.400 passageiros a mais do que em período normal, que é de 24.600 pessoas (em seis dias da semana).

Isso somente de passageiros que vão embarcar e desembarcar entre os 184 municípios cearenses. Segundo dados do Detran-CE, responsável pelo gerenciamento do sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. 

A frota será acrescida em 110,8%, passando de 250 ônibus normalmente para 527 ônibus. O número de viagens passará de 1.460 (em seis dias) para 2.260, correspondendo um crescimento de 54% (800 viagens a mais). Os destinos mais procurados são Sobral, Camocim, Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá, Crateús e Serra da Ibiapaba.
Fonte: TV Jangadeiro