quinta-feira, 5 de abril de 2012

Guanabara irá disponibilizar ônibus extras na semana santa


Mais um feriado prolongado vem aí com a Sexta-Feira da Paixão. É hora de aproveitar os dias de descanso para viajar com amigos, rever a família, conhecer novos lugares.

Devido a grande movimentação no período, a Guanabara irá disponibilizar diversos horários extras para Fortaleza, Camocim, Teresina e região da Serra da Ibiapaba e orienta seus clientes a comprarem suas passagens com antecedência.

A compra pode ser feita pela internet (www.viajeguanabara.com.br) pelo serviço de tele-entrega ou nos diversos pontos de vendas em Sobral. Garanta seu lugar nos novíssimos e modernos ônibus da Guanabara e boa viagem!
Fonte: Expresso Guanabara

MA: Prefeito lança programa de abrigos padronizados em São Luís


Programa prevê implantação inicial de 100 novos abrigos dos 400 que serão instalados até o final do ano

O prefeito João Castelo e o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Clodomir Paz, lançaram na última semana, o programa de implantação de abrigos padronizados nas paradas de ônibus da capital maranhense.

A primeira etapa do programa, segundo o prefeito, possibilitará a implantação de 100 novos abrigos, de um total de 400 que deverão ser instalados até o final do ano.

O secretário de Trânsito e Transportes, Clodomir Paz, frisou que os novos abrigos foram projetados com a preocupação de assegurar a acessibilidade da pessoa com deficiência. Além de rampas com acesso apropriado para cadeirantes e deficientes visuais, os novos abrigos – que têm quatro metros de comprimento e 2,40 de altura – possuem uma estrutura mais resistente, protegida contra corrosão, e com ferro galvanizado a fogo para evitar a depredação por parte de vândalos.

De acordo com o secretário, o programa irá abranger 41 bairros e praticamente todas as grandes vias e áreas mais populosas da cidade, a exemplo da Cidade Operária, Cohatrac, Centro, Distrito Industrial, Avenidas Jerônimo de Albuquerque, Guajajaras, Holandeses, Daniel de La Touche, Lourenço Vieira da Silva, área Itaqui-Bacanga e outras vias e bairros da cidade.

Clodomir Paz foi enfático ao informar que, para a Prefeitura de São Luís, este programa é da maior importância. “É bom frisar que estes novos abrigos, além de um espaço reservado para cadeirante, têm pisos podotáteis, ou seja, possuem faixas em alto relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção pessoal de deficientes visuais.
Fonte: Jornal Pequeno

TO: Tarifa de ônibus já está mais cara em Palmas


Após uma batalha judicial, o transporte coletivo de passageiros em Palmas recebe aumento na tarifa. O aumento já está vigorando desde o dia (30) e o valor da passagem passou de R$ 2,20 para R$ 2,50, o que não agradou nem um pouco quem precisa dos ônibus para se deslocar na cidade.

As reclamações entre os passageiros não é por menos. Considerado como um transporte ruim na cidade, falta renovação de parte da frota dos coletivos, além de treinamento entre os motoristas e cobradores que segundo os passageiros, possuem um tratamento fora do padrão.

A lotação e os atrasos dos ônibus são outro problema que o sistema de transporte de Palmas enfrenta.
Com informações: O Girassol/Revista do Ônibus

Transporte público escolar


Os estados são obrigados a oferecer transporte para os alunos da rede estadual de ensino, e os municípios, aos alunos da rede municipal. É a realidade de milhares de alunos da rede pública, que vivem em áreas rurais, percorrer longos trechos para chegar à escola. Muitas vezes são necessários barcos para assegurar o direito à educação.
A consequência imediata dessa dificuldade é a baixa frequência escolar e, até mesmo, repetência. Para diminuir esses problemas, foi criado o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), que deve garantir a oferta do transporte escolar aos alunos do ensino fundamental público residentes em área rural, por meio de assistência financeira suplementar aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios.

Da mesma forma, alunos das escolas de Educação Especial mantidos pelas Organizações Não Governamentais (ONGs) podem ser beneficiados por esse programa, cujos recursos são repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para que os órgãos competentes façam a manutenção da frota existente e paguem os serviços de terceiros na execução do transporte escolar. As ONGs poderão comprar veículos novos, mas os recursos serão repassados através de convênio.

1 - Verifique a distância da sua casa até a escola de seu filho. Caso a distância medida seja maior que 2 km e seu filho frequente o ensino fundamental, ele terá direito ao transporte escolar gratuito.

2 - Caso o estado, o Distrito Federal ou o município questione a distância medida, você pode provar que aquele é o único caminho possível.

3 - Se a distância é inferior a 2 km, mas você precisa de algum tipo de ajuda especial para garantir o acesso de seu filho à escola, pode entrar em contato com a Secretaria de Educação e providenciar o transporte através de programas e projetos educacionais patrocinados pelo FNDE.
Fonte: Use as Leis ao Seu Favor – Reader´s Digest

Obras da Copa: começa corrida contra o tempo


Após dois anos de preparação, os prazos se tornam mais curtos e as intervenções em Fortaleza, mais visíveis

A 803 dias da Copa do Mundo de Futebol, os resultados do processo que envolve elaboração de projeto, captação de recursos, licitação e execução dos serviços começam a se tornar mais evidentes na Capital.

Das intervenções na principal via de acesso ao Castelão ao início das obras do ramal Parangaba Mucuripe do VLT (veículos leves sobre trilhos), a concretização da Fortaleza planejada para 2014 dá sinais de que está mais próxima, enquanto as administrações federal, estadual e municipal ainda empreendem a corrida contra o tempo para garantir que tudo esteja pronto durante realização do evento esportivo.

Maior legado 
Consideradas o maior legado a ser deixado aos fortalezenses após o Mundial, as obras de mobilidade urbana, que envolvem intervenções nas avenidas no entorno do Castelão e a implantação do ramal Parangaba-Mucuripe e da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, já podem ser constatadas de modo mais visível.

No entorno do Castelão, as obras começaram em janeiro último, na Via Expressa. No mês seguinte, foram iniciados os serviços de fresagem na Avenida Dedé Brasil. Em março, foi dada a partida aos trabalhos na Avenida Alberto Craveiro.

Receio 
Enquanto os serviços estão em estágio inicial - sem implicar em interdições -, o administrador Ellison Machado, que mora próximo ao Castelão, concilia o receio quanto aos transtornos que serão causados ao trânsito na região e a expectativa de melhoria de uma área onde o trânsito é considerado problemático.

Quando soube que Fortaleza seria uma das sub-sedes da Copa, conta, esperava que as intervenções tivessem início mais cedo, principalmente para que as obras não se dessem de modo simultâneo, agravando os transtornos ligados ao trânsito. Segundo o coordenador Transfor, Daniel Lustosa, o fato de só neste ano as obras da Prefeitura previstas na Matriz de Responsabilidade terem começado deveu-se ao trâmite natural pelo qual devem passar projetos do gênero.

Conforme Lustosa, após a construção da Matriz de Responsabilidade, assinada por prefeitos, governadores e o ministro do Esporte, foi iniciado o processo de preparação para as obras, com conclusão das licitações em 2011 e execução prevista para 2012 e 2013. Ele assegura que todas elas estarão concluídas até o início do evento.

De responsabilidade da Prefeitura, há os projetos de mobilidade urbana nas vias de acesso ao Castelão. O governo do Estado, por sua vez, é responsável pela conclusão do estádio, da Linha Sul do Metrofor e do ramal Parangaba Mucuripe. Já o governo federal se responsabiliza pela ampliação do Aeroporto Pinto Martins e da implantação do terminal de passageiros do Porto do Mucuripe. 

O QUE ELES PENSAM
Expectativa de cronograma cumprido
"O cronograma está sendo obedecido e não deverá ocorrer nenhum atraso. As execuções do Governo do Estado estão bem encaminhadas. Além das obras previstas na Matrix de Responsabilidade, diversas outras estão sendo executadas, em áreas como saúde, saneamento e turismo, e deverão causar impacto durante a Copa do Mundo"
Ferrúcio Feitosa
Titular da Secretaria Especial da Copa

"As intervenções na Avenida Alberto Craveiro deverão ficar prontas em dezembro deste ano. Quanto às outras vias, a previsão é que tudo esteja pronto no segundo semestre de 2013. As obras vão resultar em muitas melhorias para o trânsito da Capital" - Daniel Lustosa, Coordenador do Transfor
Fonte: João Moura - Diário do Nordeste

Programa leva música ao Terminal do Siqueira


O projeto Conexão Cultural irá levar música ao Terminal do Siqueira a partir das 18h30min desta segunda-feira (2). Pelo menos duas atrações estão previstas para presentear os passageiros que utilizam linhas de ônibus que passam no local.

Um dos destaques é o paulista Tuia Lencionni. Nascido no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, o cantor e compositor despontou nos anos 90 com a banda Dotô Jéka. Com uma proposta ousada e inovadora, a banda misturou rock com música caipira, o que os levou a apresentações em programas de televisão nacionais, como Xuxa Hits e Programa Livre, e aos primeiros lugares em rádios do interior de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e também no Nordeste.
Quem também irá mostrar talento musical é a banda "Os Januários". Formada há mais de 2 anos, apresenta a ideia do xote tradicional aliado a novos arranjos, com uma sonoridade própria, mas sem perder a identidade do ritmo Pé de Serra. A autenticidade é uma marca presente tanto na performance quanto no repertório que homenageia nomes da cultura popular nordestina, entre eles Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Dominguinhos.
Fonte: Diário do Nordeste

segunda-feira, 2 de abril de 2012

MA: Prefeito lança programa de abrigos padronizados em São Luís


Programa prevê implantação inicial de 100 novos abrigos dos 400 que serão instalados até o final do ano

O prefeito João Castelo e o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Clodomir Paz, lançaram na última semana, o programa de implantação de abrigos padronizados nas paradas de ônibus da capital maranhense.

A primeira etapa do programa, segundo o prefeito, possibilitará a implantação de 100 novos abrigos, de um total de 400 que deverão ser instalados até o final do ano.

O secretário de Trânsito e Transportes, Clodomir Paz, frisou que os novos abrigos foram projetados com a preocupação de assegurar a acessibilidade da pessoa com deficiência. Além de rampas com acesso apropriado para cadeirantes e deficientes visuais, os novos abrigos – que têm quatro metros de comprimento e 2,40 de altura – possuem uma estrutura mais resistente, protegida contra corrosão, e com ferro galvanizado a fogo para evitar a depredação por parte de vândalos.

De acordo com o secretário, o programa irá abranger 41 bairros e praticamente todas as grandes vias e áreas mais populosas da cidade, a exemplo da Cidade Operária, Cohatrac, Centro, Distrito Industrial, Avenidas Jerônimo de Albuquerque, Guajajaras, Holandeses, Daniel de La Touche, Lourenço Vieira da Silva, área Itaqui-Bacanga e outras vias e bairros da cidade.

Clodomir Paz foi enfático ao informar que, para a Prefeitura de São Luís, este programa é da maior importância. “É bom frisar que estes novos abrigos, além de um espaço reservado para cadeirante, têm pisos podotáteis, ou seja, possuem faixas em alto relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção pessoal de deficientes visuais.
Fonte: Jornal Pequeno

Guanabara irá disponibilizar ônibus extras na semana santa


Mais um feriado prolongado vem aí com a Sexta-Feira da Paixão. É hora de aproveitar os dias de descanso para viajar com amigos, rever a família, conhecer novos lugares.

Devido a grande movimentação no período, a Guanabara irá disponibilizar diversos horários extras para Fortaleza, Camocim, Teresina e região da Serra da Ibiapaba e orienta seus clientes a comprarem suas passagens com antecedência.

A compra pode ser feita pela internet (www.viajeguanabara.com.br) pelo serviço de tele-entrega ou nos diversos pontos de vendas em Sobral. Garanta seu lugar nos novíssimos e modernos ônibus da Guanabara e boa viagem!
Fonte: Expresso Guanabara

Fortaleza: Gratuidade para pessoas com deficiência completa quatro anos


Lançado no dia 1º de abril de 2008, a gratuidade para pessoas com deficiência completa quatro anos de criação com mais de 12 mil beneficiados. Esses cidadãos podem se deslocar gratuitamente no transporte público da cidade, sem limitação de quantidade de viagens, restrições de itinerários ou de dias. Além disso, em 70% dos casos, o benefício dá direito a acompanhante.

Para conquistar o passe livre nos ônibus e vans de Fortaleza, é necessário comprovar o tipo de deficiência através de laudo médico e se enquadrar em um dos critérios socioeconômicos exigidos: ter o Benefício da Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), pertencer a uma família beneficiária do Bolsa Família, estar inscrita no Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal ou dispor de renda per capita familiar de até um salário mínimo.

O cartão, cuja validade é de um ano, deve ser requerido e posteriormente adquirido na Unidade de Atendimento às Pessoas com Deficiência (Unadef), localizada na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Até hoje, já foram realizadas 14.143 inscrições.

Seguindo os avanços da política da gratuidade, a acessibilidade veicular também está em constante ampliação. Os cidadãos contam com 825 ônibus adaptados, 110 vans e 40 táxis, serviço inclusivo que permite que tanto pessoas com deficiência quanto pessoas sem deficiência ou mobilidade reduzida circulem pela cidade pagando a mesma tarifa dos táxis convencionais.
Fonte: Etufor

Conhecendo a Engerauto

A Engerauto surgiu em 1983 na cidade de Boituva, interior de São Paulo, sendo pioneira na transformação de pick-ups cabine dupla. As transformações eram mais comuns nos veículos da marca Ford, pois a empresa fazia parte do Grupo Santo Amaro, revendedor Ford em São Paulo.
As luxuosas pick-ups fizeram bastante sucesso nas décadas de 80 e 90, fazendo com que a Engerauto entrasse no mercado de encarroçamento de ônibus em 1993. O primeiro protótipo, chamado de TR-1, foi apresentado ao público durante a Expobus em outubro de 1992.

Naquela época, Ford e Volkswagen formavam a parceria Autolatina, onde além da parceria comercial nos automóveis, iniciaram a fabricação de chassis para ônibus, ampliando a utilização de sua fábrica de caminhões em São Paulo. Com a mesma tecnologia, eram produzidos os modelos B-1618 (Ford) e 16-180 CO (Volkswagen). 
Apesar da semelhança dos chassis Autolatina, a maior parte das carrocerias Engerauto recebiam o chassi Ford, marca que projetou a empresa paulista. As carrocerias também podiam receber chassis Mercedes-Benz. Aos poucos, a Engerauto começava a ganhar mercado, apesar da variedade de modelos produzidos na época.

Mas foi com o modelo Thor, lançado em 1996, que a Engerauto tornou-se mais conhecida no mercado nacional, introduzindo um design totalmente novo em relação ao modelo anterior.

O Thor apresentava melhor acabamento e opções de encarroçamento sobre chassis Ford, Volkswagen ou Mercedes, além da versão intermunicipal, com pequenas alterações estéticas na carroceria. 

No Ceará, o Thor chegou apenas em 1997. Empresas de transporte urbano como Viação Siará Grande, Irmãos Bezerra e Timbira adquiriam unidades com três portas montados sobre chassis Ford B-1618.

A maior aquisição do modelo no Ceará foi da Expresso Timbira, com cerca de 15 unidades para o transporte coletivo, operando com os veículos até meados de 2009.

No metropolitano, a Empresa Vitória incorporou duas unidades do Thor, com os prefixos 303 e 304.

No intermunicipal, Pinheiro e Redentora também adquiriram o modelo da Engerauto, assim como nos urbanos, também equipados com chassis dianteiro Ford. Na Pinheiro, ônibus de prefixo 295 operava nas linhas de menores distâncias da empresa, como Itacima e Tanques, cerca de 70 km da capital.

Com configuração semelhante, a Redentora incorporou à sua frota o carro prefixo 284, que operava em linhas de curtas distâncias da extinta empresa.

Mais tarde, a São Benedito também adquiriu uma unidade procedente do Maranhão. O carro prefixo 580 operou em linhas metropolitanas da Empresa. O mesmo carro foi vendido para o Fortaleza Esporte Clube, onde realiza transporte de jogadores das categorias de base.

O Thor permaneceu em linha de produção apenas entre 1996 e 1997. Após o encerramento da produção de carrocerias para ônibus, a Engerauto permaneceu no mercado transformando veículos especiais como ambulâncias, carros policiais, funerários e pick-ups cabine dupla, além de fabricar reboques, contêineres, carga seca, graneleiros e cegonhas para transporte de veículos.