quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Fortaleza perdeu o discurso do transporte público, diz vereador


Para o líder da oposição na Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Plácido Filho (PDT), a Prefeitura não ousa mais propagar o discurso sobre o transporte público. Segundo o vereador, o discurso do congelamento caiu depois que a oposição no Legislativo Municipal descobriu que, na realidade, o aumento foi mascarado pela redução em 50% do ISS dos empresários de ônibus, além da queda da taxa de gerenciamento dos terminais, que era descontada no percentual de 3% do faturamento das empresas.

“Isso equivale a cerca de dois milhões de reais, ao mês, dinheiro que poderia ser investido em Saúde, Educação, no Social e na própria mobilidade urbana”, comentou Plácido Filho, ao rebater o artigo do deputado federal Artur Bruno (PT), publicado no último sábado (18), e reproduzido no Blog. “Creio que o Bruno é o melhor pré-candidato à Prefeitura entre os nomes do PT que vi até agora, mas ele precisa se misturar um pouco com a população da cidade que ele pretende administrar. Convido o deputado a visitar comigo os terminais de ônibus, os postos de saúde, as escolas e o Beco da Poeira. Depois disso, poderemos discutir Fortaleza”, ressaltou o líder da oposição na Câmara Municipal, que no ano passado lançou um relatório sobre o sistema de transporte púbico em Fortaleza, na visão do usuário. 

De acordo ainda com Plácido, a Prefeitura se nega a realizar um estudo sobre o estrangulamento nos terminais, o que tem provocado uma redução no número de usuários, nos últimos três anos. “A população não aguenta mais a falta de estrutura nos terminais. Tem gente perdendo o emprego porque não consegue mais cumprir o horário do expediente. Muitos dos que conseguem são obrigados a deixar o terminal para escapar das longas filas e da superlotação. Pagam duas passagens para garantir o primeiro ônibus. Isso, a Prefeitura esconde, pois também não há um estudo de quanto o trabalhador gasta com o transporte público todo mês. Se a média fosse divulgada, veríamos que Fortaleza possui uma das tarifas mais caras, diante do descaso do poder municipal para com o transporte público”, disse. 

O vereador também rebateu os benefícios da Tarifa Social, Hora Reduzida e da passagem integrada. “Desde que foi criada, a Tarifa Social sofreu um reajuste de 40%. É um percentual maior que o reajuste da tarifa normal e o que foi concedido aos táxis. Então, a parte mais necessitada pagou a conta dos reajustes. Já a Hora Reduzida e a passagem integrada são prejudicadas pelos atrasos dos ônibus. O usuário pode até ter o benefício na ida do seu compromisso, mas não o terá na volta. Falta fiscalização por parte da Prefeitura”, afirmou.
Fonte: Blog do Eliomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário