São muitas as questões que giram em torno da mobilidade ou, por que não dizer, imobilidade urbana da Capital? O problema afeta a todos, seja quem anda em transporte público ou particular. No entanto, para quem tem o coletivo como o único meio de locomoção, o estresse é maior e o sentimento em relação a uma possível melhoria é de descrença.
Ônibus que demoram, filas que dão curvas e se misturam às outras, empurra-empurra para entrar no veículo, desorganização, desrespeito, discussão, gente espremida nas portas dos coletivos para não chegar tarde no trabalho e motoristas que realizam o desembarque de passageiros onde não deveriam. Essa é a realidade dos terminais da cidade nos horários de pico.
"Quando saio de casa, às 5h, já pego o ônibus lotado e sempre vou em pé. No terminal, pego outro coletivo cheio e vou em pé de novo. Saio do trabalho às 17 h e, mais uma vez, não vou sentado", reclama o mestre de obras José Cirilo da Silva, 53.
Na opinião dele, que mora em Messejana e trabalha no Papicu, a frota de ônibus deveria ser maior. "A briga por um espaço no coletivo é grande. A gente paga R$ 2 por uma passagem que se torna cara porque ninguém anda com conforto". Já o auxiliar de costureira Rondinele Soares Lima, 25, se maldiz da baixa frequência dos ônibus no Castelão, bairro onde mora. "Se eu perder o que passa às 6h, tenho que esperar mais 40 minutos pelo outro. O jeito é andar espremido para não levar bronca do patrão. Quando chego no trabalho, é como se não tivesse tomado banho", brinca, dizendo que está economizando dinheiro para comprar uma moto.
Condições de trânsito
Por isso, acredita que o problema da cidade não é a falta de ônibus, mas as difíceis condições de trânsito, que impossibilitam os coletivos de trafegar numa velocidade maior. "Se colocarmos mais veículos nas ruas, é só para eles ficarem parados", argumenta Gondim. O presidente da Etufor acrescenta que as faixas prioritárias e corredores exclusivos para ônibus e vans em algumas vias da cidade - que devem ser implantadas ainda neste ano - irão melhorar a vida daqueles que utilizam o transporte público diariamente.
Atualmente, a velocidade média dos ônibus em Fortaleza é de 10 a 12 Km/h. A expectativa é de que, com a implantação das faixas e corredores, essa média suba para 20K/h. Ademar Gondim considera que o carro ainda é uma alternativa barata e atraente, pois, no veículo particular, o condutor tem mais privacidade e ainda pode estacionar por um preço acessível. "Isso quando os motoristas não colocam os veículos nas ruas", destaca.
Ele também informa que ações para evitar tal prática são trabalhadas pela Etufor e pela a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC). Acrescenta que vários projetos estão em execução pelo órgão e serão analisados pela Prefeitura.
Fonte: Raone Saraiva - Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário