sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Avaliação do transporte público é pior nas grandes cidades, segundo Ipea

Uma pesquisa sobre mobilidade urbana divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que o transporte público tende a ser melhor avaliado em municípios menores em comparação aos de grande porte. Nestes (acima de 100 mil habitantes), 41% dos entrevistados avaliam o serviço como ruim ou muito ruim, contra 30% que o determinam como bom ou muito bom. A negativa cai para 27% em cidades com menos de 20 mil habitantes, enquanto que a aprovação aumenta para 39%.
O Ipea também perguntou se o transporte público permite que as pessoas se desloquem com facilidade. Nas grandes cidades, 48% disseram que não, contra 38% que responderam sim. Nas pequenas cidades, os índices são 44% e 31%, respectivamente. Ainda de acordo com a pesquisa, 61% dos entrevistas nos grandes centros afirmaram que não conseguem ser atendidos sempre que precisam pelo transporte público, ao passo que 25% dizem que sim. O índice cai para 42% e 33% respectivamente nas pequenas localidades.
O instituto questionou ainda se as pessoas concordam com a afirmação de que o tratamento dado pelo serviço é igual a todos, independentemente de renda, cor, idade, gênero ou deficiências. Nas maiores cidades, 47% responderam que não, contra 39% que disseram sim. Nos municípios menores ocorreu o inverso: as respostas foram 27% e 47%, respectivamente. Acerca da facilidade que o cidadão tem para reclamar quanto ao serviço, metade dos habitantes dos grandes centros afirmou ser muito difícil ou difícil, contra 27% que disseram ser fácil. Nos pequenos municípios houve maior equilíbrio: 33% disseram ser muito dificíl ou dificíl, contra 31% que afirmaram ser fácil ou muito fácil. Contudo, o desconhecimento de como proceder nesses casos nas pequenas regiões era superior em comparaçãos às maiores: 15% contra 5% dos entrevistados.
Por fim, o Ipea mostrou que 75% dos entrevistados nas grandes cidades afirmaram que há pontos de embarque (paradas, terminais, estações, etc) próximos de suas moradias. Nas cidades pequenas, o percentual cai para 49%. Para realizar a pesquisa, o Ipea realizou 3.781 entrevistas domiciliares entre 8 e 29 de agosto em 212 municípios do País com cidadãos maiores de 18 anos. A margem de erro é de 5%.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário