sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

AP: Fiscalização apreende carteiras de meia passagem falsificadas em Macapá

A empresa Amazon Tur, que opera no serviço de transporte coletivo da capital, recolheu aproximadamente 60 carteiras de meia passagem e passe livre falsificadas. Os cartões concedidos a idosos e pessoas com deficiência, apresentavam adulteração grosseira, inclusive faltando o número de inscrição no Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Setap) e a foto do usuário. A fraude possibilitava a utilização do benefício por um número maior de pessoas de uma mesma família.
De acordo com um dos fiscais da Amazon Tur, Roberto Bruno, a vistoria pode ser realizada por funcionários das empresas e também por agentes do Setap. Ocorre que, ao fazer a abordagem com os passageiros, os funcionários são mal tratados e sofrem ameaças dentro dos coletivos. “As pessoas respondem com agressividade, mesmo sabendo que estão erradas”, disse Roberto Bruno. A alternativa foi escalar um grupo de cinco olheiros ajudar no recolhimento dos cartões falsos e inibir os comportamentos mais exaltados.
A fraude tem desviado cerca de 50% diariamente dos cofres das empresas de ônibus. Em uma simulação rápida, se cada usuário utilizasse o benefício quatro vezes ao dia, pagando a tarifa de R$ 2,30 cada carteira contabilizaria R$ 460,00 ao final de um dia. Entretanto, este valor não aparecia por que não havia a cobrança adequada do serviço.
A empresa pretende agora encaminhar as carteiras apreendidas ao Setap, para que o setor jurídico do Sindicato possa repassá-las a Promotoria da Cidadania. Em 2011, o Ministério Público Estadual (MPE) fixou cartazes nos ônibus alertando os usuários sobre as penalidades decorrentes do mal uso do benefício. Embora o trabalho de conscientização tenha sido iniciado ainda é grande a quantidade de passageiros que utilizam os cartões de maneira indevida. 
Os estudantes costumam adotar embalagens de plástico para não danificar a carteira de meia passagem. O recurso dificulta a identificação das informações dos usuários por que ficam encobertas. Segundo Roberto Bruno, a estratégia é continuar com as fiscalizações, especialmente durante a emissão das carteiras de meia passagem e passe livre deste ano, e ainda envolver as outras empresas que operam no serviço para intensificar as vistorias. 
Fonte: Amapá Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário